2007-02-04

Subject: Lobos selvagens são benéficos para os ecossistemas

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Lobos selvagens são benéficos para os ecossistemas

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

A reintrodução dos lobos selvagens nas Terras Altas da Escócia vai ajudar os ecossistemas locais, sugere um novo estudo agora dado a conhecer.

Os lobos, que foram caçados até à extinção na Escócia no final do século XVIII, iriam ajudar a controlar o efectivo de veados vermelhos, considera a equipa de investigadores ingleses e noruegueses.

Isto iria ajudar ao re-estabelecimento de plantas e aves, actualmente postas em risco pela população de veados vermelhos mas os agricultores estão preocupados com a morte dos animais de quinta se os lobos voltarem.

As descobertas dos investigadores devem-se à utilização de um modelo presa/predador que avalia as consequências prováveis sobre a população de veados vermelhos das Terras Altas.

"Tem havido um grande debate acerca da possibilidade da reintrodução de lobos na Escócia", diz um dos autores do estudo, Tim Coulson, do Imperial College de Londres. "Assim pensámos que devíamos dar início à discussão analisando, com modelos matemáticos, que impacto teria a reintrodução de lobos na Escócia sobre a população de veados vermelhos."

Os investigadores descobriram que a população de veados vermelhos estava perto de atingir a capacidade máxima suportável pelos ecossistemas e que os dispendiosos abates regulares não estavam a ser eficazes do ponto de vista económico.

Desde que a população de lobos selvagens da Escócia morreu, o maior animal terrestre do Reino Unido deixou de ter predadores que controlassem o seu número.

"Por exemplo, muitas quintas de criação de ovelhas defendem a redução dos veados porque estão preocupados com a competição pelo pasto", explica Coulson. "Muitas das organizações conservacionistas, especialmente as que tentam uma reflorestação de algumas áreas, também acreditam que o seu número deve ser reduzido."

Outros grupos, acrescenta Coulson, estão preocupados com o número excessivo de veados devido ao impacto negativo sobre aves como o galo selvagem.

O estudo descobriu que os lobos se iriam alimentar dos veados e ajudariam a equilibrar a ecologia, dando às árvores e às aves uma hipótese de se estabelecerem novamente mas os criadores de gado já estão preocupados.

 

Anna Davies, porta-voz da National Farmers' Union da Escócia, diz: "A reintrodução dos lobos selvagens vai levantar problemas significativos em termos da predação de ovelhas e é essa a razão porque não é muito popular entre os criadores."

Coulson reconhece que os criadores serão afectados mas acrescenta: "Tipicamente, os lobos não matam todo um rebanho, apenas caçam quando têm fome."

O estudo também avaliou a atitude das pessoas perante a ideia da libertação de lobos. Enquanto o público em geral reage de forma positiva, as populações rurais são mais sensíveis. "Apesar de os agricultores serem ligeiramente negativos, não são totalmente opostos à ideia, desde que sejam adequadamente reembolsados pela perda de gado", diz ele.

Já Davies discorda: "Qualquer implicação de que os agricultores estão apenas preocupados com dinheiro e não com o bem-estar e a predação dos seus animais é injustificada."

Coulson considera que a reintrodução ainda está longe de ser concretizada. "A nossa pesquisa é apenas um dos primeiros passos na compreensão das consequências da reintrodução do lobo na Escócia." 

 

 

Saber mais:

Lobos indianos são os mais antigos

Garras revelam ameaça à sobrevivência do lobo

Sobras da mesa do lobo beneficiam outras espécies

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com