2007-01-23

Subject: Melhor amigo do Homem é bom para a saúde

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Melhor amigo do Homem é bom para a saúde

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Se quer viver uma vida mais saudável arranje um cão, sugere a investigação mais recente. 

O companheirismo oferecido por muitos animais de estimação é bom para as pessoas mas os benefícios de ter um cão ultrapassam os de ter um gato, por exemplo.

Uma psicóloga da Queen's University, Belfast, diz que os donos de cães tendem a ter menos pressão alta e menos colesterol. Escrevendo no British Journal of Health Psychology, ela diz que a diferença pode ser explicada pela necessidade de passear o animal regularmente.

Deborah Wells reviu dúzias de investigações anteriores que analisaram os benefícios para a saúde de ter um animal de estimação e confirmou que os donos de animais tendem a ser mais saudáveis que a média da população.

No entanto, a sua pesquisa sugere que ter um cão produz mais influência positiva do que ter um gato. Para além da redução na pressão alta e no colesterol, ela refere que os donos de cães sofrem menos de problemas médicos, graves ou não.

Também há a sugestão de que os cães podem ajudar na recuperação de doenças graves, como ataques cardíacos, e podem actuar como sinal de aviso antecipado para a aproximação de um ataque epiléptico.

 

Wells diz que a razão exacta para estes benefícios não é clara. "É possível que os cães possam directamente promover o nosso bem-estar ao acalmar o stress, um dos maiores factores de risco associados aos problemas de saúde actualmente. Ter um cão também pode conduzir a aumentos na actividade física e facilitar o desenvolvimento de contactos sociais e a saúde psicológica de uma forma indirecta."

June McNicholas, psicóloga da saúde e especialista em investigação sobre os benefícios para a saúde de ter animais de estimação diz que uma importante razão para a melhoria da saúde dos donos de cães não é apenas o exercício durante o passeio com o cão mas a oportunidade para o contacto social com outros donos de cães.

"Para os mais idosos, um animal pode suprir a 'necessidade de ser útil', que muitas vezes surge depois das crianças saírem de casa. Em alguns casos, o apoio social oferecido por um animal é maior do que o apoio que outra pessoa pode alguma vez oferecer." 

 

 

Saber mais:

Queen's University Belfast

Animais de estimação reconhecidos nos templos

Cães farejam cancro na respiração dos pacientes

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2007


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com