2006-11-17

Subject: Local do Campeonato Mundial ameaça andorinhas

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Local do Campeonato Mundial ameaça andorinhas

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Uma das aves preferidas dos portugueses e da maioria dos europeus pode estar ameaçada com a construção de um novo aeroporto na África do Sul

A Royal Society for the Protection of Birds (RSPB) alerta para o facto de as andorinhas que migram para sul no Inverno poderem, brevemente, perder o seu poso tradicional perto de Durban, pois está planeada a construção de um aeroporto na zona até ao Mundial da FIFA em 2010.

As andorinhas podem acabar debaixo da rota de voo dos aviões e teme-se que os caniçais possam ser destruídos por as aves serem consideradas em risco para a aviação.

As andorinhas voam para sul, para os seus locais de Inverno na África do Sul e Namíbia por volta desta altura do ano. Um dos seus locais preferidos é o caniçal de Mount Moreland, na província do Kwa-Zulu Natal, mesmo a norte de Durban.

Este caniçal é do tamanho de 4 campos de futebol e estima-se que albergue mais de 3 milhões de andorinhas. Para além disso, é lar para mais de 8% das andorinhas que nidificam na Europa e para muitas outras espécies agora raras.

Um estudo de impacto ambiental está a ser conduzido mas a RSPB considera que o local é crucial para as andorinhas, independentemente do aeroporto La Mercy e dos planos associados ao Mundial.

 

Paul Buckley, dos programas globais da RSPB refere: "A perda de Mount Moreland e com ele de milhares de andorinhas europeias poderá ser sentido desde Sofia a Estocolmo. Será devastador para estas aves, particularmente sensíveis a alterações."

"As andorinhas são uma das aves favoritas dos europeus, são um ícone da Primavera e a epítome do Verão mas os projectos desenvolvidos sem uma adequada protecção ambiental em zonas tão distantes como o Kwa-Zulu Natal podem desencadear um declínio maciço destas aves mesmo na Europa."

As secas e a utilização de pesticidas ao longo da rota de migração das andorinhas, para além da conversão de edifícios agrícolas e outros locais de nidificação favoritos, já têm resultado no declínio do efectivo destas aves em Portugal e na Europa. 

 

 

Saber mais:

The Royal Society for the Protection of Birds

Mundial África do Sul 2010

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com