2006-11-09

Subject: Orangutangos morrem nos fogos do Bornéu

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Orangutangos morrem nos fogos do Bornéu

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Orangutan

Trabalhadores da zona salvaram mais de 40 orangutangos dos fogos na ilha do Bornéu.

Fogos na ilha do Bornéu podem ter morto até 1000 orangutangos, alertam os agentes de protecção da natureza na Indonésia.

A Borneo Orangutan Survival Foundation refere que os animais estão a enfrentar sérios problemas após o seu habitat ter ardido completamente.

Agentes de protecção da natureza descobriram vários orangutangos mortos em zonas ardidas mas não têm forma de alcançar os animais que ainda estão encurralados nas florestas em chamas. Os fogos no Bornéu central já duram há vários meses.

Um dos envolvidos nos esforços de salvamento, Pak Hardy, comentou que mais de 40 animais tinham sido salvos após terem conseguido alcançar as margens dos fogos, ainda que muito estejam gravemente queimados.

Outros, no entanto, continuam a ser mortos pelos habitantes locais por devorarem as lucrativas plantações de óleo de palma.

Um dos problemas, diz Pak Hardy, é que a erosão do habitat natural dos animais significa que existem poucos locais para onde fugir para escapar aos fogos.

 

As equipas de salvamento colocaram cartazes pedindo aos locais que não matassem os orangutangos em fuga e para os contactarem para a sua recolha mas não está a funcionar: já quatro vezes, só nas últimas 24 horas, a equipa de Pak Hardy chegou demasiado tarde.

As ameaças ao habitat natural dos orangutangos são largamente responsáveis pela sua colocação na lista das espécies ameaçadas. 

O problema anual dos fogos na Indonésia é vulgarmente considerado culpa dos agricultores e das madeireiras, que limpam a floresta para a criação de plantações de óleo de palma.

Os fogos florestais gigantes e que duram meses causam a formação de um nevoeiro de fumo sobre vastas áreas, o que tem levado a críticas agrestes ao governo indonésio, tanto por parte dos seus vizinhos como dos ambientalistas. 

 

 

Saber mais:

Bornéu é um caldeirão de novas espécies

Orangutangos tailandeses mortos?

Orangutango pode extinguir-se em 20 anos

Último refúgio do orangutango em perigo

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com