2006-11-06

Subject: Acção urgente para salvar o lince dos Balcãs

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Acção urgente para salvar o lince dos Balcãs

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Esforços urgentes são absolutamente necessários para salvar o lince dos Balcãs, o maior dos felinos selvagens europeus, da extinção, alertam os conservacionistas.

Restam apenas perto de 100 destes felinos, estima-se, a maioria dos quais nas remotas colinas do ocidente da Macedónia, onde são considerados um símbolo nacional (até surgem na cara de moedas locais).

Vários grupos europeus de conservação da natureza e da fauna selvagem estão a trabalhar juntos numa tentativa de reunir mais informação sobre este animal esquivo.

O lince dos Balcãs, uma subespécie claramente distinta deste tipo de felino, também pode ser encontrada na Albânia, na Sérvia e na Grécia.

Estes linces são geralmente de coloração castanha avermelhada ou cinzento claro e podem crescer até 1,3 metros de comprimento e 35 Kg de peso. São descritos como animais solitários que percorrem vastos territórios.

"Trata-se de um animal muito raro e sensível, é como uma sombra que se desloca entre as árvores", explica Zdravko Moteski, um caçador que vive na vila de Lesnica na zona ocidental da Macedónia, que está a ajudar os peritos na recolha de informação sobre a espécie. "Nunca tive a hipótese de ver um lince, só segui pegadas durante o Inverno."

 

O grupo alemão Euronatur considera que toda a zona da fronteira entre a Macedónia e a Albânia devia ser transformada em reserva para proteger o habitat da espécie.

Parte do problema, refere o grupo conservacionista, foi o abate de grande parte das florestas densas da Albânia, o habitat preferido do lince, para a obtenção de lenha e para a criação de pastagens para o gado.

Dime Melovski, um biólogo macedónio, refere que o plano inicial é a recolha de informação e a utilização de foto-sensores para fotografar pelo menos um dos animais.

"Dessa forma esperamos, eventualmente, capturar um espécime para recolher amostras de DNA para análise e ajudar na reintrodução do lince dos Balcãs com a ajuda de esquemas de reprodução em cativeiro", diz ele.

Existem várias espécies de linces na Europa, a maioria das quais está fortemente ameaçada de extinção. 

 

 

Saber mais:

Euronatur

World Wildlife Fund

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com