2006-10-19

Subject: Nova recomendação para a proibição total da pesca do bacalhau em 2007

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Nova recomendação para a proibição total da pesca do bacalhau em 2007

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Uma proibição total da pesca do bacalhau no Mar do Norte em 2007 é a principal recomendação dos conselheiros científicos sobre assuntos de pesca aos governos europeus.

Fish spawning grounds
Localização das zonas de desova da solha e do bacalhau no Mar do Norte

O International Council for the Exploration of the Sea (ICES) refere que os stocks de bacalhau, enguia da areia e anchova permanecem abaixo dos limites sustentáveis. 

O ICES tem vindo a fazer a mesma recomendação acerca dos stocks de bacalhau desde há 4 anos mas os ministros da área das pescas da União têm ido contra ela. O relatório completo será publicado esta sexta-feira e as quotas a aplicar serão decididas em Dezembro.

O relatório tem melhores notícias para outras espécies, como por exemplo o arenque norueguês que desova na Primavera, cujos stocks estão a recuperar, permitindo ao ICES recomendar um aumento da quota de capturas da ordem dos 75%.

Aumentos menores na quota de capturas são também recomendados para a pescada e para a cavala, enquanto pequenas reduções são pedidas para a solha, linguado e verdinho.

Martin Pastoors, presidente do comité do ICES que reviu os dados científicos, comenta: "Infelizmente não vemos sinais claros de recuperação dos stocks de bacalhau que estão muito degradados. Estes stocks têm um elevado potencial de crescimento mas as capturas continuadas em combinação com um recrutamento muito baixo (desenvolvimento de peixes adultos) têm vindo a impedir uma recuperação."

O comissário europeu para as pescas Joe Borg recebeu com agrado os "elementos positivo" do relatório mas os números da industria continuam a considerar uma proibição da pesca do bacalhau como irrealista.

 

Borg diz que os planos de gestão a longo prazo, como o plano já implementado para os stocks de pescada da zona oeste da Inglaterra, Irlanda e França, são a chave para a recuperação das espécies ameaçadas.

"As notícias actuais ... mostram que a nossa abordagem a longo prazo da gestão das pescas da União está a começar a dar algum fruto", diz ele. "Este facto deve encorajar-nos a redobrar os nossos esforços para reverter o declínio das nossas pescas e a deslocarmo-nos gradualmente em direcção às capturas sustentadas e a um sector das pescas mais estável."

Os grupos ambientalistas e conservacionistas, pelo contrário, estão a instar os ministros da União a aceitar as recomendações científicas quando se reunirem em Dezembro.

"Este é o quinto ano seguido em que as recomendações científicas apontam para capturas zero de bacalhau no Mar do Norte, zona oeste da Escócia e Mar da Irlanda", diz Tom Pickerell, responsável pela política de pescas do WWF. "A questão permanece: quando vão os políticos seguir os conselhos dos cientistas?" 

 

 

Saber mais:

ICES

Mar do Norte precisa de "acção conjunta"

Ensinando o bacalhau a defender-se a si próprio

Imagens do declínio dos stocks pesqueiros do Mar do Norte

Bacalhau e o aquecimento das águas

Pesca do bacalhau proibida?

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com