2006-10-09

Subject: Terra está em dívida ecológica

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Terra está em dívida ecológica

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

O crescente consumo de recursos naturais significa que o Homem começou a "devorar o planeta" a 9 de Outubro, sugere um estudo agora dado a conhecer. A data simboliza o dia do ano em que as exigências da população humana excedem a capacidade da Terra de fornecer os recursos e absorver os pedidos que lhe são colocados.

Os autores identificaram o primeiro dia de dívida ecológica como sendo 19 de Dezembro de 1987, mas desde então o crescimento económico tem vindo a antecipar a data todos os anos. Os dados utilizados são o resultado da actividade de um grupo americano designado Global Footprint Network. 

A New Economics Foundation (NEF), o grupo britânico que ajudou a compilar o relatório agora conhecido, já tinha publicado um estudo que referia que o dia da dívida ecológica no Reino Unido, em 2006, tinha sido 16 de Abril.

Os autores referem que o dia da dívida ecológica global significa que a Terra levará 15 meses a regenerar o que foi consumido este ano.

Dia de dívida ecológica global

1987 - 19 de Dezembro

1990 - 7 de Dezembro

1995 - 21 de Novembro

2000 - 1 de Novembro

2005 - 11 de Outubro

2006 - 9 de Outubro

"Ao viver tão acima dos nossos meios ambientais e ao acumular dívidas ecológicas estamos a fazer dois erros muito graves", diz Andrew Simms, director de política da NEF. "Primeiro negamos aqueles milhões globalmente que já não têm acesso a suficiente terra, comida e água limpa a possibilidade de suprir as suas necessidades e em segundo lugar colocamos os mecanismos de apoio à vida do planeta em perigo."

As descobertas são baseadas no conceito da pegada ecológica, um sistema de medição da quantidade de terra e água uma população humana necessita para produzir os recursos que consome e absorver os resíduos daí resultantes.

O director-executivo da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel, diz que a humanidade já está a viver com o seu "cartão de crédito ecológico" e "está a liquidar os recursos naturais do planeta".

"Isto pode ser feito durante um curto período de tempo mas o ultrapassar constante do limite conduz à degradação de recursos como as florestas, os oceanos e os terrenos agrícolas, de que depende a nossa economia", diz Wackernagel.

 

Pegadas ecológicas das nações (BBC) Fredrik Erixon, director do European Centre for International Political Economy (ECIPE), um grupo de investigadores sediado em Bruxelas, aplaude os autores do estudo pela forma inovadora com estão a chamar a atenção para o tema da degradação dos recursos mas acrescenta que o conceito da dívida ecológica é ridículo.

"Quando se trata de utilizar as pegadas como forma de seguir os micro-efeitos dos diversos comportamentos económicos no ambiente pode ser muito bom", explica Erixon, "mas a forma como estão a recolher e a avaliar informação é errada. Não tiramos realmente nenhuma informação séria daqui."

Ele também questiona a utilização do termo "dívida": "Uma dívida é quando se tem excedentes numa área económica e carência noutra, logo há uma transferência de excedentes de uns para outros na forma de um empréstimo. Mas, neste caso, a quem é devemos?"

"Talvez o termo "exuberância ecológica" é seja melhor que dívida ecológica", diz ele, acrescentando que a história tem mostrado que os avanços tecnológicos têm levado a utilizações mais eficientes dos recursos naturais, tendo sustentado o crescimento económico. 

 

 

Saber mais:

Global Footprint Network

NEF

ECIPE

Calcule a sua Pegada Ecológica

Reciclagem - um objectivo por cumprir

Vivendo acima das possibilidades do planeta

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com