2006-10-07

Subject: Tubarões-touro nadam em águas políticas

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Tubarões-touro nadam em águas políticas

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Afectuosamente conhecidos por "Labradores do oceano", os tubarões-touro australianos estão a enfrentar uma dura luta pela sobrevivência. Estima-se que restem menos de 500 destes dóceis peixes em águas australianas, na sua maioria ao largo da costa leste da ilha-continente.

Apesar da sua aparência temível, o tubarão-touro Carcharias tauruse não é um devorador de homens. Os ambientalistas relatam que o seu efectivo continua a decair apesar de se tratar de uma espécie protegida desde 1984.

A culpa está a ser atribuída aos anzóis abandonados por pescadores, que os capturam inadvertidamente, o que levou os cientistas e conservacionistas a realizar o que consideraram "conversações de crise" em Sydney.

Os participantes ameaçam com acções legais de modo a forçar os líderes políticos do país a fazer mais pela protecção da espécie. "O tubarão-touro está numa situação crítica", alertou Ian Cohen, membro do parlamento de New South Wales pelo Partido dos Verdes. "Vamos provavelmente assistir ao desaparecimento desta espécie da costa leste da Austrália nos próximos 10 a 15 anos. É realmente uma situação desesperada quando se analisa a ameaça continuada que representam as práticas de pesca recreativa e profissional."

Cohen acusa o governo do estado de New South Wales de se preocupar mais com a manutenção do poder do que com o ambiente e a sua conservação. "Como nos estamos a aproximar das eleições do próximo ano, o governo tem já o olho nos votos do lobby da pesca recreativa", disse ele.

Existe 16 habitats cruciais para o tubarão-touro espalhados ao longo da costa do estado de New South Wales, desde a turística Byron Bay a sul até à bonita mas agreste ilha Montague.

Os conservacionistas pretendem que as autoridades estabeleçam uma zona santuário com 1,5 Km de largura em volta destes locais de concentração cruciais. Exigem a proibição total da pesca, argumentando que existem muitas localizações alternativas satisfatórias para os pescadores.

O tubarão-touro está listado como ameaçado pela lei australiana e os conservacionistas têm vindo a insistir que os governos estatal e federal têm falhado no cumprimento das suas obrigações legais.

Nicola Beynon, da Humane Society International, refere que a protecção de habitats sensíveis não será feita demasiado depressa: "Estamos numa fase em que ainda temos uma hipótese de reverter o destino desta espécie na costa leste e se não agarrarmos a oportunidade desde já a extinção será inevitável."

 

Grey nurse shark (Humane Society International)

"O tubarão-touro é um predador de topo nos oceanos logo é muito importante em termos do bem-estar dos ecossistemas costeiros marinhos. Não se trata de salvar exclusivamente esta espécie, precisamos de salvar os tubarões devido ao papel que desempenham na manutenção da saúde dos oceanos. Com efeito, a protecção do tubarão-touro também é benéfica para a industria das pescas pois mantém o oceano de que dependem saudável e produtivo."

Se os ambientalistas esperavam uma resposta positiva do governo de New South Wales ficaram desapontados. O ministro estatal para as industrias primárias, Ian Macdonald, acusou os seus críticos de espalharem o medo. "Penso que estão só a dizer asneiras e a exagerar a situação de forma muito dramática", comentou ele na rádio australiana.

O ministro referiu que estava a considerar a criação de santuários para tubarões em cinco dos locais cruciais para o tubarão-touro e que não estava intimidado pela possibilidade de acções legais contra si e o seu governo.

"O nosso ponto de vista considera que as medidas adequadas estão a ser aplicadas e seria um desperdício de dinheiro os grupos conservacionistas irem para os tribunais", disse ele. "Estamos a gastar muito dinheiro num programa de reprodução em cativeiro e se o conseguirmos completar com sucesso terá um impacto muito grande na sobrevivência do tubarão, não só em águas australianas mas noutros locais do mundo."

O governo federal australiano, por sua vez, também referiu em comunicado que está a fazer tudo o que pode para proteger este relativamente plácido tubarão de dentes salientes. 

 

 

Saber mais:

Australian Institute of Marine Science (AIMS)

Grey Nurse Shark

Águas conturbadas para tubarões

Redes perdidas matam tubarões no Atlântico nordeste

Tubarões de ponta branca seriamente ameaçados

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com