2006-10-06

Subject: Descoberto fóssil de monstro no Árctico

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Descoberto fóssil de monstro no Árctico

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Cientistas noruegueses descobriram uma verdadeira "arca do tesouro" de fósseis pertencentes a répteis marinhos gigantes, que percorriam os mares no tempo dos dinossauros.

Os fósseis com 150 milhões de anos foram descobertos na cadeia de ilhas árcticas de Svalbard, a cerca de meio caminho entre a Noruega e o pólo norte.

As descobertas dizem respeito a dois grupos extintos de répteis marinhos, os plesiossauros e os ichthiossauros e um dos esqueletos já foi alcunhado "o monstro" devido à sua enorme dimensão. Estes animais era predadores de topo no que era então um mar relativamente frio e profundo.

Os paleontólogos do Museu de História Natural da Universidade de Oslo descobriram os fósseis durante a realização de um trabalho de campo numa zona remota de Spitsbergen, a maior ilha do arquipélago de Svalbard.

Jorn Harald Hurum, co-director da escavação, lembra como ficou boquiaberto com a densidade dos vestígios fósseis numa única zona. "Não se consegue andar mais de 100 metros sem encontrar um esqueleto, o que é espantoso em qualquer lugar do mundo."

Dave Martill, paleontólogo da Universidade de Portsmouth, comenta: "Estes locais são muito invulgares, é como sair a sorte grande encontrar tantos indivíduos."

Os ichthiossauros tinham uma leve parecença com os golfinhos modernos mas com uma barbatana caudal vertical que lhes servia como impulsionadora através da água. Já os plesiossauros lembram as descrições do mítico monstro de Loch Ness, com dois conjuntos de poderosas barbatanas para nadar. Existiam duas variedades, uma com cabeça pequena e pescoço muito longo e outra com cabeça grande e pescoço curto (também conhecida por pliossauro).

 

A descoberta de um pliossauro gigantesco, alcunhado "o monstro", foi uma das mais espantosas surpresas da expedição. O seu esqueleto tem vértebras do tamanho de pratos e a mandíbula inferior tem dentes do tamanho de bananas.

O esqueleto ainda não foi totalmente escavado mas o crânio tem cerca de 3 metros de comprimento, sugerindo que o corpo pode ter mais de 8 metros do focinho à cauda. "O surpreendente aqui é que parece que temos o esqueleto completo, nunca tinha sido encontrado um pliossauro completo em todo o mundo", diz Hurum.

Os investigadores até descobriram evidências de ataque num dos animais. Um dente de ichtiyossauro está enterrado numa vértebra do pescoço de um plesiossauro do género Kimmerosaurus.

O conjunto de fósseis engloba 21 plesiossauros de pescoço comprido, seis ichtiossauros e um plesiossauro de pescoço curto. "Tudo o que estamos a encontrar está articulado. Não se trata de ossos únicos aqui e ali mas de esqueletos completos", diz Hurum.

Após a morte as carcassas foram depositadas na lama das profundezas oceânicas, onde muito pouco oxigénio estava presente. Segundo Hurum, a química invulgar da lama pode ter sido responsável pela óptima preservação dos espécimes: "Algo aconteceu, do ponto de vista químico, que foi perfeito para a preservação do osso. Alguns esqueletos são brancos apesar de estarem em rochas escuras."

Os répteis marinhos encontrados no arquipélago norueguês são muito semelhantes aos encontrados no sul de Inglaterra. Hurum diz que os animais podiam ter vivido no mesmo oceano e planeia comparar as descobertas árcticas com as inglesas. 

 

 

Saber mais:

Museu de História Natural da Universidade de Oslo

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com