2006-09-29

Subject: Acordo para o financiamento da ciência europeia

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Acordo para o financiamento da ciência europeia

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Os próximos fundos de financiamento para a investigação científica na União Europeia estão a um passo de ser implementados. Foi alcançada uma posição comum no Conselho Europeu, que acordou na implementação do chamado Framework Programme 7 (FP7).

O texto da posição comum será enviado ao Parlamento Europeu onde decorrerá a votação sobre o plano de 50 mil milhões de euros, que se espera ajude a impedir a contínua saída de investigadores europeus.

Nos últimos 5 anos, a investigação europeia tem sido financiada por agências nacionais individuais e pelo Framework 6 (FP6). No total havia um orçamento de cerca de 19 mil milhões de euros para o período 2002-6.

No entanto, o FP6 foi criticado por ser excessivamente burocrático e estar demasiado virado para grandes e complexas colaborações, sujeitas a pressões políticas.

Uma das importantes alterações feitas no FP7 será a inauguração do European Research Council (ERC) para apoiar a investigação básica em todas as disciplinas.

A posição final dos estados membros, comunicada através do Conselho, deve ser colocada a votação no Parlamento Europeu. Os ministros gostariam que o FP7 tivesse início em Janeiro de 2007, logo pretende-se ter uma versão final e pronta para a votação em Novembro.

O programa vai contribuir para cumprir as reformas propostas na Estratégia de Lisboa, que pretende tornar a Europa a "mais competitiva e dinâmica economia com base em conhecimentos do mundo".

Outro objectivo da estratégia era aumentar a investigação e o desenvolvimento europeu gastando 3% do PIB até 2010 mas observadores consideram que tal objectivo não será alcançado.

Quando a estratégia de Lisboa foi concebida foi acordado que os gastos públicos apenas contribuiria com um terço dos 3%, com os restantes dois terços a vir do sector privado. 

Os cientistas já alertaram para o facto de a Europa estar a enfrentar uma sangria sem precedentes de "cérebros" o que não promete nada de bom para a célebre economia com base no conhecimento que se pretende reforçar. 

 

Outras Notícias:

Presos treinam para tratadores de crocodilos

 

Prisioneiros no norte da Austrália estão a receber uma interessante oferta de reabilitação: tornarem-se treinadores e tratadores de crocodilos.

Os reclusos estão a aprender como lidar com crocodilos, a reparar as cercas para crocodilos, a construir cercados e a escrever relatórios sobre as suas actividades.

O ministro da justiça dos Territórios do Norte, Syd Stirling, refere que o esquema é o primeiro do seu tipo no país e pode dar aos reclusos prestes a ser libertados "capacidades úteis na vida real e que podem ser valiosas para as suas comunidades natais".

Cinco reclusos do Darwin Correction Centre estão actualmente envolvidos no esquema-piloto de 11 semanas, recebendo treino na Darwin Crocodile Farm, uma das maiores quintas de crocodilos da Austrália com mais de 36 mil crocodilos de água salgada.

O dono da quinta, Mick Burns, considera o esquema benéfico tanto pra os reclusos como para os répteis e Syd Stirling considera que as competências adquiridas vão bem para além de lidar com crocodilos, podendo ser valiosas em várias industrias.

O objectivo é impedir os reclusos de reincidir depois de libertados, disse ele: "Claro que ajuda na reabilitação, pois mesmo o desenvolvimento de ética de trabalho será crucial para o seu futuro."

 

 

Saber mais:

Quinta de crocodilos de Darwin

Euroscience

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com