2006-07-21

Subject: Tempo escasseia para os tigres

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Tempo escasseia para os tigres

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Os tigres estão a ser forçados a viver em áreas minúsculas e cada vez mais reduzidas, revelou o maior estudo de sempre sobre o habitat da espécie. O tigre perdeu 40% do seu habitat na última década, ocupando agora apenas 7% do seu território original.

@ AFPO estudo, realizado por um grupo de organizações conservacionistas, identificou 76 locais onde ainda é seguro para os tigres viverem e procriarem. Estas organizações instaram os líderes dos 13 estados onde vivem tigres a reunirem-se numa cimeira e debater formas de proteger o que resta deste habitat.

"Este relatório documenta um ponto muito baixo para os tigres mas traça um mapa para a inversão desta tendência", refere John Robinson da organização americana Wildlife Conservation Society. "Podemos salvar os tigres para sempre."

Há um século, existiam cerca de 100 mil tigres no mundo, agora restam cerca de 5 mil. A principal causa do seu declínio é a utilização por parte do Homem do que em tempo foi habitat do tigre, apesar de também existir caça pela sua pele e outras partes do corpo.

Os cientistas realizaram agora um vasto estudo para localizar as melhores áreas capazes de suportar populações selvagens no futuro. Classificaram as áreas e acordo com diversos critérios, incluindo a influência humana e o número aparente de tigres.

O grupo identificou 76 áreas que podem, em princípio, suportar populações selvagens, metade delas suficientes para mais de 100 animais. O maior potencial reside na Índia e leste da Rússia, apesar de muitas áreas do sudeste asiático também poderem sustentar populações saudáveis.

Um dos grupos conservacionistas envolvido, o WWF, indicou que está pronto para apoiar 13 países onde os tigres ainda vivem na actualidade mas descobrir formas de utilizar estes habitats viáveis não depende apenas do governo local, comenta Eric Dinerstein, cientista-chefe do WWF-US. 

"Como o habitat dos tigres ultrapassa fronteiras, também a conservação o deve fazer. O crescimento económico da Ásia não deve ser feito à custa do habitat do tigre e do capital natural que protege."

O WWF pede aos 13 chefes de estado que se reunam numa cimeira especial para colocar a questão na agenda dos seus governos.

 

O tigre Panthera tigris é o  maior felino do planeta e inclui várias subespécies, incluindo o siberiano, o de Sumatra ou o de Bengala. Subespécies como os tigres de Java, Bali e do Cáspio já estão extintas e, de modo geral, a espécie está classificada como ameaçada pelo reconhecida internacionalmente Red List.

Os tigres vivem entre 8 a 10 anos e crescem até cerca de 3 metros de comprimento alimentando-se de uma dieta muito variada, como peixe, aves, répteis e mamíferos.

@ WWF-Canon/Edward ParkerMas o habitat é crucial para a sua sobrevivência. Uma fêmea ocupa entre 25 2 1600 quilómetros quadrados e os machos têm territórios ainda maiores. Assim, à medida que as pradarias, florestas e margens pantanosas desaparecem, também os tigres desaparecem.

Em algumas zonas, os esforços conservacionistas deram resultados, com a protecção do habitat e o controlo sobre a caça furtiva a mostrar um aumento.

No novo relatório, os cientistas instam as autoridades a restringir a procura por peles e outras partes do corpo dos tigres e de outros grandes felinos, bem como a aplicação concreta da lei sobre o comércio ilegal e o transporte destes artigos. 

 

 

Saber mais:

Save the Tiger Fund

Wildlife Conservation Society

WWF

Red List

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com