2006-06-28

Subject: Olhos do Big Brother aumentam a honestidade

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

Mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta imensa rede!

 

Em destaque:

Olhos do Big Brother aumentam a honestidade

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Clique na imagem acima para ver a comparação entre o poster com fotografia de um par de olhos e o poster com flores.

A sensação de estar a ser observado faz com que as pessoas ajam de forma mais honesta, mesmo que os olhos não sejam reais, sugere um estudo agora publicado. 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Newcastle verificou quanto dinheiro as pessoas colocavam na "caixinha da honestidade" de uma cantina quando compravam uma bebida. Descobriram que as pessoas colocavam perto de três vezes mais dinheiro quando um poster com um par de olhos estava acima da caixa do que quando o poster mostrava apenas flores.

O cérebro reage a imagens de olhos e faces e o poster pode ter dado a sensação de estar a ser observado, dizem os investigadores na última edição da revista Biology Letters, o que pode ajudar a controlar comportamentos anti-sociais.

A experiência tirou partido de um esquema de caixinha da honestidade de uma cantina da Universidade de Newcastle. Ao longo de 10 semanas, um poster A5 com a lista das bebidas quentes disponíveis foi colocado ao nível dos olhos, por cima da caixa de recolha do dinheiro.

A cada semana, o poster mostrava diferentes imagens, ou flores ou um par de olhos a olhar directamente para o observador. No final de cada semana, a equipa calculava o total de dinheiro recolhido e a quantidade de bebidas consumida.

Melissa Bateson, uma bióloga comportamental da Universidade de Newcastle e principal autora do estudo, comenta: "Descobrimos que as pessoas pagavam 2,76 vezes mais dinheiro quando o poster tinha o par de olhos do que quando a imagem era de algumas flores."

 

Ela acredita que isto acontece porque os olhos no poster podem afectar a percepção das pessoas acerca do facto de estarem a ser observados por outros.

"Apesar de ser apenas um poster fotocopiado a preto-e-branco, sabemos que o cérebro das pessoas está concebido para processar faces e olhos, e isso provavelmente porque é importante para nós sabermos se estamos a ser observados por outras pessoas."

Os cientistas acreditam que as suas descobertas podem ser aplicadas a iniciativas para controlar comportamentos anti-sociais e na aplicação da lei. "Coloca a possibilidade de podermos levar as pessoas a ter um comportamento mais cooperante ou a favor da sociedade apenas colocando imagens de olhos", diz Bateson. "Pode funcionar especialmente bem em casos em que as pessoas têm que decidir entre comportar-se bem ou mal."

George Fieldman, psicólogo evolutivo da Universidade Buckinghamshire Chilterns, refere: "Este estudo demonstra perfeitamente que as pessoas se comportam melhor se forem observadas. Seria interessante verificar como se pode aplicar estas descobertas em estruturas organizacionais e na sociedade em geral, como forma de maximizar comportamentos honrosos e altruístas." 

 

 

Saber mais:

Biology Letters

Universidade de Newcastle

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com