2006-05-19

Subject: Stocks de peixe de águas profundas estão a ser "pilhados"

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Stocks de peixe de águas profundas estão a ser "pilhados"

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Os stocks pesqueiros localizados em águas internacionais estão a ser pilhados até à extinção, revela o mais recente estudo da WWF, que culpa a pesca ilegal e o arrasto de fundo em águas profundas pela situação.

O relatório considera que o sistema actual de regulamentação da pesca regional não está a conseguir impedir o problema, pois não está a ser feito o suficiente para aplicar as quotas propostas ou para recuperar os stocks.

Algumas das espécies sob grave ameaça são bem conhecidas, como o atum ou o olho-de-vidro Hoplostethus atlanticus

O olho-de-vidro é alvo dos arrastões de fundo, que arrastam pesadas redes apoiadas em rolamentos ao longo do fundo do mar, destruindo corais e outros ecossistemas.

"Dado o periclitante estado dos stocks pesqueiros marinhos de modo geral e as contínuas ameaças colocadas aos ambiente marinho pela pesca excessiva e pela utilização de artes de pesca destrutivas, a necessidade de acção é imediata", diz Simon Cripps, director do programa global marinho da WWF.

A pesca ilegal "feita com frotas altamente móveis e sob o controlo de companhias multinacionais" foi identificada como uma das ameaças mais graves à vida marinha mas o relatório também ataca os governos devido à sobre-exploração de recursos marinhos.

"Uma capacidade excessiva das frotas autorizadas, a sobre-exploração dos stocks pesqueiros, a virtual ausência de estratégias claras de recuperação dos stocks e a falta de precaução onde a informação é escassa ou ausente, são todas características dos regimes de gestão que estão a ser aplicados actualmente", refere o relatório.

O relatório foi dado a conhecer antes de um encontro a decorrer na próxima semana em Nova Iorque sobre o Acordo das Nações Unidas sobre os Stocks Pesqueiros, que fornece o enquadramento legal para a gestão dos stocks pesqueiros em mar alto. 

No mar alto, longe da protecção das quotas nacionais, os stocks pesqueiros estão em risco eminente. A regulamentação da pesca nestas águas internacionais é da responsabilidade das organizações regionais de gestão das pescas, compostas por países com interesses na zona.

 

No entanto, de acordo com a WWF, a maioria dessas organizações está a falhar completamente na gestão dos stocks pesqueiros de uma forma sustentada. As tomadas de decisão são inadequadas e as organizações regionais são impotentes no controlo da actividade de países que ignoram as regulamentações.

Este relatório vem apoiar as conclusões de uma análise feita no ano passado pela organização conservacionista BirdLife International, que referia que a maioria das organizações regionais de controlo das pescas não estão a levar a sua função a sério.

Os autores do estudo mais recente estão a apelar às Nações Unidas para que reveja a pesca de mar alto e fortaleça a determinação das autoridades regionais que têm que enfrentar estados que furam os acordos.

"Esta situação tem que acabar e temos que agir muito rapidamente para o fazer a tempo", diz Cripps, "ainda há esperança para estas espécies, se conseguirmos implementar as políticas de gestão sustentada."

 

 

Saber mais:

Relatório WWF [PDF 1.3mb]

International Council for the Exploration of the Sea

Comissão Europeia de Pescas

Pesca ilegal é uma ameaça para os oceanos

Antigos menus revelam o colapso dos stocks pesqueiros

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com