2006-03-22

Subject: Biodiversidade está a desaparecer

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Biodiversidade está a desaparecer

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Virtualmente todos os indicadores do futuro provável da diversidade de vida na Terra estão a caminhar na direcção errada, revela novamente um estudo agora dado a conhecer.

O Global Biodiversity Outlook (GBO) foi publicado ao mesmo tempo que os delegados para a Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade se reúnem no Brasil. A convenção compromete os governos a abrandar o declínio da riqueza dos sistemas vivos até 2010.

O GBO refere que "esforços sem precedentes" serão necessários para que este objectivo seja alcançado e estabelece 15 indicadores do progresso em direcção ao alvo de 2010, desde tendências na extensão dos habitats ao aumento de nutrientes como o azoto, que podem prejudicar a vida aquática.

Apenas um dos 15 indicadores, a área do globo oficialmente protegida para a vida selvagem, está a ter um progresso no sentido pretendido mas mesmo neste caso, no entanto, a maioria dessas áreas ainda está bem longe dos objectivos de proteger 10% de cada região com uma combinação distinta de espécies.

Os restantes indicadores apontam para uma aceleração do declínio, que tem assistido a taxas de extinção de espécies atingirem os seus níveis mais elevados desde o desaparecimento dos dinossauros há 65 milhões de anos.

As florestas continuam a perder-se a uma taxa de 6 milhões de hectares por ano e tendências semelhantes podem ser notadas em ecossistemas marinhos e costeiros como os recifes de coral, florestas de kelp e mangais.

A abundância e variedade de espécies continuam a cair em todo o planeta, de acordo com um índice que mede a percentagem de espécies com boas perspectivas de sobrevivência. 

A variedade das aves está em declínio em todos os ecossistemas, das florestas aos oceanos. Indicações menos completas estão disponíveis para outros grupos de animais e plantas mas teme-se que apresentem a mesma imagem.

 

O relatório salienta que apesar das tendências pessimistas, o objectivo definido pela convenção, envolvendo uma estabilização e não um reverter das perdas, ainda está ao alcance. "Alcançar o objectivo de 2010 é um grande desafio mas não é impossível."

"Esforços adicionais sem precedentes são necessários e estes devem estar focados sobre as principais causas da perda de diversidade. Estas causas são identificadas como: a perda de habitat (principalmente devido à agricultura e às alterações climáticas), a introdução de espécies perturbadoras dos ecossistemas, a sobre-exploração da vida selvagem e a acumulação de nutrientes devido aos fertilizantes químicos, esgotos e poluição do ar.

O grande desafio para se atingir o objectivo da biodiversidade resulta do facto de estas pressões se deverem manter constantes ou mesmo acelerarem num futuro próximo, logo abrandar as extinções irá envolver grandes alterações em áreas de actividade humana.

Assim, a não ser que os ministros do ambiente consigam convencer os seus colegas responsáveis pela agricultura, energia, comércio mundial e industria de que a perda de biodiversidade ameaça as pessoas e as economias de todo o planeta, as decisões e os compromissos que tomarão em Curitiba nas próximas duas semanas terão muito pouco impacto na inversão das tendências identificadas neste relatório.

 

 

Saber mais:

Convention on Biological Diversity

Millennium Ecosystem Assessment

Unep World Conservation Monitoring Centre

Millennium Development Goals

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com