2003-10-04

Subject: Último refúgio do orangutango em perigo

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do Boletim Informativo Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Último refúgio do orangutango em perigo

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

O aumento do abate ilegal de árvores e de caça furtiva está colocar centenas de orangutangos protegidos em risco na ilha de Bornéu, um dos últimos locais em que este primata ainda sobrevive na natureza.

Ao ritmo actual de destruição de habitat, os orangutangos estarão extintos na natureza dentro de 10 ou 20 anos, segundo Cheryl Knott da Universidade de Harvard, que estuda os animais no seu meio há mais de uma década.

Os orangutangos são uma das espécies mais fortemente aparentadas com o Homem, com quem partilham 97% do material genético. Passam quase todo o tempo nas árvores, pelo que  a destruição da floresta está a ser um rude golpe no seu modo de vida. Estudos recentes revelaram que mais de 80% do habitat tradicional destes animais foi destruído nas últimas duas décadas mas o abate continua a aumentar rapidamente pois existe uma impunidade quase total para esses actos na Indonésia.

Orangutango fêmea e criaAlém da destruição do seu habitat, os orangutangos têm sofrido importantes baixas para o comércio de animais de estimação, sendo frequente as mães serem abatidas para lhes serem roubadas as crias. No ano passado, 20 orangutangos jovens foram resgatados, após serem vendidos para animais de estimação. Mais de metade dos seus donos eram oficiais da polícia ou do exército indonésio. 

Dado que os orangutangos só procriam a cada 8 anos e em épocas de abundância de frutos, o roubo de crias, o abate das fêmeas reprodutoras e o desaparecimento das árvores de fruto estão a ter um importante efeito negativo no efectivo da espécie. 

Os orangutangos são igualmente abatidos pela sua carne, muito apreciada pelas populações locais. No seu conjunto, todas estas condicionantes não auguram nada de bom para a sobrevivência deste primata único.

 

 

 

Outras Notícias: 

o regresso deste boletim ...

 

Uma palavra sobre o nosso misterioso desaparecimento durante uma semana, logo quando parecia que tínhamos encontrado o formato e o servidor correcto ;-)

Os computadores são como os seres vivos, imprevisíveis!! Assim, quando menos esperávamos eis-nos impedidos de contactar com os nossos visitantes mas tudo parece agora resolvido...

Fica aqui o nosso pedido de desculpas e a promessa de trabalho redobrado para o futuro!

 

  Saber mais:   

Orangutan Foundation

No coração do Bornéu

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo?? 

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2003


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com