2006-02-23

Subject: Homens têm sexo no cérebro?

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Homens têm sexo no cérebro?

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Os biólogos encontraram provas de que os homens têm, realmente, sexo no cérebro. Um gene crucial para a determinação do sexo presente no cromossoma Y e conhecido por Sry, expressa-se no tanto no cérebro como nos testículos.

Mas agora os investigadores tiveram uma surpresa: os efeitos do gene Sry no cérebro parecem estar envolvidos na coordenação motora e não em aspectos mais relacionados com o sexo. Para além disso, a perda do gene leva ao surgimento de sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson.

"Foi uma enorme surpresa. Eu estava à espera que o gene Sry tivesse mais a ver com uma região envolvida no comportamento sexual, como o hipotálamo, do que com uma região relacionada com o controlo motor", diz Eric Vilain da Universidade da Califórnia, Los Angeles. "Repetimos a experiência muitas vezes por causa disso", acrescenta ele.

Vilain e a sua equipa estudaram as proteínas codificadas pelo Sry em cérebros de rato e descobriram que elas surgem na substantia nigra dos machos, uma região do cérebro envolvida no controlo motor e que é afectada pela doença de Parkinson.

Usando injecções para bloquear a expressão do gene Sry nesta região do cérebro dos ratos macho, os investigadores demonstraram que os ratos desenvolviam problemas motores semelhantes aos dos pacientes com Parkinson. Quando as injecções eram suspensas os ratos recuperavam.

"Nós temos este preconceito acerca dos cromossomas sexuais. Pensamos que eles devem expressar-se em zonas do cérebro relacionadas com o comportamento reprodutor mas claramente nem sempre é esse o caso, esta investigação abre-nos os olhos para essa realidade", diz Emilie Rissman, neurocientista comportamental da Universidade da Virginia, Escola de Medicina em Charlottesville, Virginia.

Então o que está o gene Sry a fazer nesta parte do cérebro? Todas as pistas apontam para que desencadeie a expressão da tirosina-hidroxilase (TH), uma enzima envolvida na produção de um neurotransmissor chamado dopamina.

 

Os neurónios que expressam a TH são sexualmente dimórficos, existem menos 20% nas fêmeas, revela este estudo. O gene Sry parece manter os níveis de TH elevados nos machos: quando o Sry é desactivado, a expressão de TH decresce e quando o gene é novamente activado os neurónios recuperam.

O gene Sry pode explicar porque os homens têm cerca de 1,5 vezes mais probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson que as mulheres, diz Vilain. Também pode, potencialmente, explicar porque outras doenças associadas à dopamina são mais comuns nos homens, como a esquizofrenia e as dependências, acrescenta Vincent Harley do Instituto de Investigação Médica Prince Henry em Melbourne, Austrália, co-autor do estudo.

Harley está agora a investigar os níveis de Sry nos cérebros de cadáveres humanos, comparando os níveis em homens com a doença de Parkinson e de homens saudáveis.

Entretanto, a equipa tenciona continuar a seguir a ligação do gene com o comportamento sexual. Harley salienta que a sua equipa também detectou expressão do gene Sry nos corpos mamilares do cérebro e estudos anteriores em ratos mostraram que a destruição desta zona altera o comportamento sexual dos animais. Harley refere que casos médicos não comprovados relatam que danos nesta região podem levar a alterações no apetite sexual humano.

 

 

Saber mais:

Eric Vilain

Vincent Harle

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2006


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com