2003-12-20

Subject: Perda de habitat ameaça as renas norueguesas

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Perda de habitat ameaça as renas norueguesas

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Enquanto as crianças contam os dias que faltam para a chegada da rena Rudolfo e do trenó do Pai Natal, os cientistas alertam que a população selvagem que resta de renas na Noruega está sob ameaça. 

Este estudo agora publicado revela que projectos de construção têm gradualmente invadido o habitat natural das renas no Noruega, forçando os animais a deslocar-se para zonas cada vez menores e com menos disponibilidade de alimento. 

Os conservacionistas consideram que a actividade humana me áreas selvagens está a aumentar tão rapidamente que tanto as renas selvagens como as domésticas podem sofrer o mesmo destino, nos seus últimos redutos na tundra árctica. 

Christian Nellemann, do programa ambiental das Nações Unidas (UNEP)em Arendal na Noruega, descreveu a situação neste país como crítica. Mais de 50% do habitat natural das renas foi perdido neste país nos últimos 50 anos, referiu. 

Nellemann e seus colegas descobriram que as renas se afastam de zonas que se encontrem a menos de 5 Km de estradas recentes, linhas de alta tensão, habitações ou barragens. 

Desta forma, os animais são forçados a viver em áreas cada vez menores e mais isoladas, bem como com menos alimento, o que baixa drasticamente a sua taxa reprodutora. Se a situação se mantiver, as restantes 30000 renas da Noruega (na década de 60 do século XX existiam 60000) devem reduzir-se a 15000 por volta de 2020, segundo este estudo. 

 

 Os conservacionistas alertaram igualmente para o facto desta situação não ser um exclusivo da Noruega. Em 2050, a UNEP espera que 70 a 80% do Árctico contenha infra-estruturas humanas, logo as renas da Groenlândia, Canadá, Rússia e Estados Unidos estarão igualmente ameaçadas, segundo Nellemann.

 

 

 

Saber mais:  

Arctic Wildlife - Arctic Studies Center

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2003


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com