2005-10-29

Subject: Chimpanzés deixam a desejar em termos de amizade

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Chimpanzés deixam a desejar em termos de amizade

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Pode-se dizer muito acerca de uma pessoa analisando a forma como ela trata os seus amigos e os resultados de um estudo sobre chimpanzés em cativeiro parece mostrar que os nosso primos só se preocupam consigo próprios.

O estudo, liderado por Joan Silk da Universidade da Califórnia em Los Angeles, procurou encontrar provas de que os chimpanzés Pan troglodytes ajudam os membros do seu grupo. No entanto, estes primatas parecem, na melhor das hipóteses, indiferentes ao bem-estar dos seus companheiros.

Silk e a sua equipa  colocaram perante os chimpanzés em cativeiro um aparelho que lhes permitia obter alimento puxando uma de duas cordas. Escolher uma das cordas significava que o chimpanzé iria obter uma deliciosa guloseima, enquanto a escolha da outra forneceria exactamente o mesmo resultado mas haveria também comida para outro chimpanzé, alojado numa jaula adjacente.

Dado que o chimpanzé no comando da situação obtinha exactamente a mesma recompensa de comida independentemente de qual a corda que escolhesse, seria de esperar que demonstrassem alguma condescendência para com os outros e escolhessem a corda que também oferecia comida ao seus companheiros. "Bastava que fossem simpáticos", diz  Silk.

Mas os 29 chimpanzés testados mostraram exactamente a mesma probabilidade de escolher a opção generosa ou a egoísta, relata Silk na última edição da revista Nature. Isto mostra que os primatas não estavam motivados para ajudar os outros, conclui ela.

O comportamento de entre-ajuda é vulgar entre os humanos e pode mesmo estender-se para situações em que aquele que ajuda prejudica os seus próprios interesses, como quando intervém numa luta ou oferece donativos para caridade.

Mas os chimpanzés não mostram essa tendência, apesar do facto de não lhes causar nenhum inconveniente. "Fizemos questão de facilitar a coisa ao máximo para os chimpanzés", diz Silk. "Não é como se lhes estivéssemos a pedir para dar sangue ou que passassem cheques para as vítimas do tsunami."

Os resultados foram particularmente surpreendentes devido aos chimpanzés estarem a viver no mesmo grupo há pelo menos 15 anos, logo mesmo que não fossem aparentados, eram muito próximos.

 

Para além disso, é sabido que os chimpanzés são capazes de organizar uma colaboração se os dois intervenientes tiverem algo a ganhar, principalmente se for algo que sozinhos não obteriam. 

Temos que ser cautelosos acerca de retirar conclusões do comportamento de chimpanzés de laboratório, alerta Brian Hare, que estuda estes animais no Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology em Leipzig na Alemanha. "É um tópico muito complicado e esta é apenas uma medida, feita em ambiente pouco natural."

Os chimpanzés selvagens são conhecidos por partilhar comida com outros membros do grupo, acrescenta Hare. Ainda resta saber como surgem essas atitudes, se através de um acumular de confiança ou um real desejo de ajudar os mais infortunados. 

Silk gostaria de repetir a experiência com chimpanzés aparentados, de forma a ver se estariam encorajados a meter uma cunha para o familiar. Ela também gostaria de testar se a atitude seria diferente se os chimpanzés trocassem de posição regularmente, aprendendo o que custa estar do outro lado. Talvez os animais encontrassem uma situação em que ambas as partes beneficiassem.

Silk também gostaria de tentar a mesma experiência com crianças humanas, como forma de verificar até que ponto o grau de egoísmo é semelhante entre as duas espécies. 

 

 

Saber mais:

Joan Silk's research

Chimpanzee behaviour

Chimpanzee genome web focus

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com