2005-10-01

Subject: Avistados gorilas selvagens a utilizar ferramentas

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Avistados gorilas selvagens a utilizar ferramentas

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Pela primeira vez foram avistados gorilas selvagens a utilizar ferramentas, após décadas de observação destes animais pelos cientistas.

Investigadores que trabalham na selva congolesa observaram um destes animais usar um ramo para determinar a profundidade de uma lagoa e outro a usar um tronco de um pequeno arbusto como ponte improvisada.

Ao contrário dos chimpanzés, que utilizam um vasto leque de estratagemas para obter alimento, os gorilas dependem mais da sua força e tamanho: partem nozes com os dentes ou abrem termiteiras com os próprios punhos.

Mas não terem necessidade de utilizar ferramentas para obter alimento não significa que os gorilas não sejam suficientemente inteligentes para as usar. 

Gorilas das terras baixas Gorilla gorilla usam frequentemente ferramentas em cativeiro, por exemplo, enquanto os gorilas da montanha G. beringei usam uma grande variedade de técnicas que, ainda que não envolvam o uso de ferramentas, são formas muito engenhosas de retirar as folhas de plantas difíceis de alcançar.

As novas observações mostram que os gorilas das terras baixas têm a capacidade mental para utilizar ferramentas para resolver outros problemas, como a deslocação através de uma lagoa com aparência ominosamente profunda, diz Thomas Breuer da Wildlife Conservation Society e membro da equipa que presenciou este comportamento inovador.

A partir do seu ponto de observação privilegiado numa clareira em Mbeli Bai no norte da República do Congo, Breuer e os seus colegas avistaram uma gorila fêmea de nome Leah a estudar uma lagoa antes de se aventurar alguns passos por ela adentro. 

Seguidamente ela voltou à margem e recolheu um ramo com cerca de um metro, que usou como bengala, tacteando o fundo com ele. Após, aparentemente, ter avaliado cuidadosamente a profundidade da lagoa, a fêmea avançou pela água até mais de 10 metros de distância da margem.

"Foi muito óbvio para nós que ela estava a avaliar a profundidade da água", diz Breuer. "A forma como o fez foi incrível porque foi tão parecida com a forma como os humanos o fazem." E a água profunda é provavelmente um perigo sério para os gorilas, acrescenta Breuer. "Nunca vi um gorila nadar, assumo que não são capazes de o fazer", diz ele.

 

Os investigadores também observaram outra fêmea, Efi, a usar o tronco de um arbusto morto como ponte para atravessar uma zona pantanosa. Efi arrancou a secção de tronco com 1,3 metros de comprimento e 5 cm de largura do chão e apoiou-se nela como numa muleta para percorrer a zona em busca de alimentos. Depois colocou o tronco no solo como uma prancha e andou sobre ela.

Até agora, apenas dois dos cerca de 140 gorilas que visitam a clareira foram observados a utilizar estas técnicas, diz Breuer, cujas observações podem ser consultadas na edição mais recente da revista PLoS Biology. "Mas não me surpreenderia se existissem outros casos, os gorilas são incrivelmente inteligentes."

"Isto é espantoso", comenta Andrew Whiten, estudioso da utilização de ferramentas pelos animais na Universidade de St Andrews, Reino Unido. "A maioria dos cientistas já tinha desistido de alguma vez observar algo assim. Os gorilas já tinham sido, praticamente, postos de lado como utilizadores de ferramentas na natureza."

"Mas dado que esperámos tanto tempo para o observar, a utilização de ferramentas pode ser um privilégio apenas dos gorilas de mente mais ágil", especula Whiten. "É notório o grau de inovação destes comportamentos e, logo, como são inteligentes nesse aspecto. Mas a maioria dos gorilas não está, quase de certeza, na mesma categoria que os chimpanzés."

 

 

Saber mais:

Vídeo de gorila a usar ferramentas (BBC)

PloS Biology

Wildlife Conservation Society

Mães golfinho ensinam as filhas a usar ferramentas

Macacos capuchinhos utilizam ferramentas

Corvos mudam de lado para usar ferramentas

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com