2005-08-22

Subject: Chimpanzés mostram sinais de cultura

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Chimpanzés mostram sinais de cultura

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Os chimpanzés não só são capazes de utilizar ferramentas como também parecem seguir a moda na forma como as utilizam.

Investigadores descobriram que um grupo de chimpanzés mantém o mesmo método usados pelos seus parceiros, mesmo que encontrem uma forma de usar a ferramenta por eles próprios.

Esse facto mostra que os chimpanzés seguem uma norma cultural aprendida e mantida socialmente, o que, dizem os investigadores, prova que estes primatas têm cultura.

É sabido que os chimpanzés têm comportamentos complexos, incluindo a utilização de ferramentas e os cuidados trocados entre eles, que os colocam apenas atrás do Homem nesse aspecto. Há muito que os cientistas assumem que os chimpanzés mantém essas tradições da mesma forma que os humanos: aprendendo pela imitação uns dos outros.

Mas as provas da aprendizagem social em chimpanzés selvagens têm sido difíceis de encontrar. Um problema reside no facto de observar um animal a observar outro não ser prova que o segundo está a aprender alguma coisa, pode simplesmente ter chegado ao mesmo resultado sozinho.

A solução parece ser verificar se os chimpanzés podem iniciar e manter uma certa tradição cultural num ambiente controlado, diz Andrew Whiten da Universidade de St Andrews em Fife, Reino Unido, autor principal do estudo que foi publicado na edição desta semana da revista Nature.

Para o fazer, ele e os seus colegas usaram chimpanzés mantidos no Yerkes Primate Center da Universidade Emory em Atlanta, Georgia. Colocaram uma uva numa plataforma dentro de uma caixa, com um bloco a impedir que caísse. De seguida, ensinaram a dois chimpanzés duas formas diferentes de usar um pauzinho para recolher a uva.

Uma vez treinados, os animais foram devolvidos aos seus grupos sociais. Tal como esperado, a maioria dos seus pares usaram a mesma técnica que tinham observado no chimpanzé treinado. Animais que não tinham um exemplo para seguir não conseguiam retirar a uva.

 

Alguns animais alteraram espontaneamente o seu método, encontrando os métodos alternativos por sei próprios mas dois meses depois, a maioria dos animais já tinham regressado ao comportamento maioritário do seu grupo.

Whiten salienta que mesmo os animais que tinham tentado alternativas funcionais reverteram para o padrão observado pela maioria. "É uma tendência para a aprendizagem social ainda mais forte do que a que esperávamos testar, ficámos muito surpresos."

Whiten não é o único a estar excitado com estas descobertas. "Isto veio estreitar ainda mais o fosso entre o Homem e os não-humanos", diz William McGrew, primatologista cultural da Universidade de Miami em Oxford, Ohio. Ele considera esta a primeira prova de que os animais aprendem uma tradição por imitação.

Mas Michael Tomasello, psicólogo comparativo do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology em Leipzig, Alemanha, não está convencido. Os chimpanzés podem ter aprendido a forma de obter a uva analisando a caixa por eles próprios, e não observando o comportamento de outros.

Mostra este estudo que os chimpanzés têm cultura? Alguns peritos pensam que sim mas Bennett Galef, perito em comportamento animal da Universidade McMaster em Hamilton, Ontário, não pensa que seja suficiente. Agrupar Homens e chimpanzés sob o termo "cultura" vai evitar muitas questões mais interessantes, diz ele.

 

 

Saber mais:

Center for the Advanced Study of Ape and Human Evolution, Emory University

Bonobos em risco eminente

Chimpanzés fêmea aprendem mais depressa que os machos

Humanos deviam "falar" como os chimpanzés

Primatas têm generosidade egoísta 

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com