2005-07-04

Subject: Bush rejeita acordo ao estilo Kyoto na cimeira G8  

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Bush rejeita acordo ao estilo Kyoto na cimeira G8  

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

O presidente George W Bush pôs de lado a possibilidade de apoio americano a um acordo ao estilo do protocolo de Kyoto sobre as alterações climáticas na cimeira G8. 

Falando para a cadeia de televisão inglesa ITV, Bush referiu que irá conversar com os seus parceiros na cimeira sobre novas tecnologias como forma de evitar as consequências do aquecimento global. No entanto, reconheceu que a questão era algo "que temos de enfrentar" e que a actividade humana era "em certo grau" responsável.

Tony Blair ainda espera obter acordos sobre alterações climáticas e sobre a dívida dos países africanos, quando for anfitrião da cimeira na Escócia, esta semana.

Já Bush referiu que se oporia a medidas semelhantes às propostas no protocolo das Nações Unidas, assinado em 1997 em Kyoto, e que obriga legalmente os estados a reduzir as emissões de carbono. O protocolo nunca foi ratificado por Washington.

"Se isto se parecer com Kyoto, a resposta é não", disse Bush na sua entrevista à ITV. "O protocolo de Kyoto teria destruído a nossa economia."

Bush espera que os outros líderes do G8 "ultrapassem o debate sobre Kyoto" e considerem novas tecnologias. Segundo ele, os Estados Unidos têm investido no desenvolvimento de novas formas limpas de energia, como a sequestração de dióxido de carbono em poços subterrâneos, carros movidos a hidrogénio e centrais eléctricas com zero emissões.

O presidente francês Jacques Chirac está esperançoso em obter um acordo sobre alterações climáticas mas o ministro do ambiente alemão Juergen Trittin referiu estar "muito céptico em relação à vontade americana de avançar".

 

Quanto ao combate à pobreza em África, Bush referiu que estava pronta a abandonar os subsídios agrícolas americanos mas apenas se a União Europeia estiver preparada para deixar cair a Política Agrícola Comum (PAC).

Os subsídios agrícolas ocidentais distorcem os mercados mundiais de forma injusta, prejudicando os agricultores africanos. "Nós temos subsídios agrícolas mas nada que se compare ao que os nossos amigos europeus têm", diz Bush.

Os líderes do grupo dos oito países mais ricos do mundo (Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos da América) encontram-se em Gleneagles na quarta-feira para dar início a uma cimeira de 3 dias.

 

 

Saber mais:

Make Poverty History

Pobreza Zero

Cientistas apelam a uma acção urgente em relação ao teor de CO2 na atmosfera

Aquecimento global e alterações climáticas- que futuro para o planeta?

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com