2005-07-03

Subject: Índia substitui antigos zoos por parques mais naturais

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Índia substitui antigos zoos por parques mais naturais

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

A Índia, debaixo de fogo por parte dos ambientalistas por não estar a conseguir proteger a sua população de tigres, anunciou que vai substituir os seus antigos e apinhados jardins zoológicos por parques abertos e próximos do habitat natural dos animais.

Photo
Krishna, um tigre fêmea com quatro anos, cuida da sua cria de três meses no jardim zoológico de Alipore, em Calcutá. 

Os funcionários governamentais anunciaram que os animais passarão a ser mantidos em condições o mais próximo possível das naturais, ao contrário do que agora acontece na maioria dos 164 jardins zoológicos indianos, onde os animais selvagens vivem em jaulas minúsculas e malcheirosas.

"Já identificámos 40 jardins zoológicos que precisam de ser totalmente substituídos por zonas vedadas mas com condições quase naturais, de acordo com a nova política do governo", diz Bipul Chakraborty, conselheiro científico da Central Zoo Authority, agência que regula o funcionamento dos jardins zoológicos na Índia.

Os direitos dos animais têm-se tornado um tema controverso na Índia, desde que relatórios publicados em Março revelaram que a totalidade da população de tigres da Reserva de Sariska tinham sido mortos por caçadores furtivos. Estima-se que ainda há um ano existissem entre 16 a 18 tigres em Sariska.

Alguns activistas dos direitos dos animais já alertaram para que outros tigres podem estar a ter o mesmo destino noutros santuários de vida selvagem por toda a Índia, forçando o primeiro-ministro Manmohan Singh a lançar uma investigação policial.

Na semana que findou, essa investigação deu frutos com a prisão do caçador furtivo mais procurado do país. 

A já ameaçada população de tigres indianos decaiu de cerca de 40000 há apenas um século para a cerca de 3700, principalmente devido à caça furtiva. Alguns grupos conservacionistas estimam que restem menos de 2000 animais actualmente.

 

Os activistas dos direitos dos animais têm vindo a exigir a abolição dos jardins zoológicos como centros de entretenimento, referindo que a única justificação para a manutenção de animais em cativeiro é a conservação.

"Somos contra a ideia de um jardim zoológico como um centro de diversão", diz Debasish Chakraborty da People for Animals (PFA), um dos mais conhecidos grupos de defesa dos direitos dos animais na Índia. "Um telhado de zinco e chão de betão não é aquilo a que os animais chamam viver em contacto com a natureza."

Há cinco anos, um debate nacional sobre a administração dos jardins zoológicos foi desencadeado após uma misteriosa doença ter morto 11 tigres num zoo no leste indiano. Em 2001, o Supremo Tribunal proibiu os circos de usarem animais nos seus espectáculos.

A maioria dos jardins zoológicos das grandes cidades indianas foi criada pelos colonos britânicos, sem grandes preocupações com o bem-estar dos animais.

"Pedimos a muitos jardins zoológicos para reduzir o número de exposições de animais para que possa haver mais espaço para os restantes", refere Chakraborty.

Os funcionários governamentais decidiram esta semana deslocar o mais antigo jardim zoológico de Calcutá, com 130 anos de idade, para fora dos limites da cidade, de forma a fornecer mais espaço e condições mais próximas da natureza aos seus animais. 

 

 

Saber mais:

Para onde foram os tigres indianos?

Tigres abatidos por causa da gripe das aves

Gigantesca apreensão de peles no Tibete

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com