2005-06-28

Subject: Vitamina C funciona melhor no frio

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Vitamina C funciona melhor no frio  

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Aumentar a sua dose de vitamina C para manter afastadas as constipações faz sentido se for um esquiador ou um montanhista, dizem os investigadores. 

Mas uma revisão de 55 estudos realizados no espaço de 65 anos mostra que o uso profilático desta vitamina nas circunstâncias vulgares tem pouco efeito.

Esta última descoberta vai contra a convicção generalizada de que o suplemento de vitamina C reforça o sistema imunitário e afasta as doenças, uma ideia que se tornou popular durante os anos 70 do século passado, graças ao famoso químico e vencedor do prémio Nobel Linus Pauling.

Pauling defendeu o consumo de megadoses desta vitamina, salientando que, ao contrário da maioria dos animais, o Homem não é capaz de a produzir naturalmente.

Em muitos países a dose diária recomendada de vitamina C encontra-se entre os 60 e os 90 miligramas mas Pauling calculou que o adulto médio deveria ingerir até 1000 miligramas, ou mais, por dia. 

Recentemente, estudos científicos em larga escala lançaram a dúvida sobre até que ponto os suplementos de vitamina C protegem as pessoas contra as constipações e para tentar concluir alguma coisa, Robert Douglas da Universidade Nacional da Austrália em Camberra, e Harri Hemilä da Universidade de Helsínquia, Finlândia, decidiram rever a literatura existente sobre o tema.

Muitos dos estudos que reviram perguntavam-se se a vitamina C reduzia a incidência de constipações e através da recolha de resultados Douglas e Hemilä não descobriram um efeito global significativo. 

 

No entanto, encontraram esse efeito em corredores de maratona, esquiadores e soldados expostos a condições de frio intenso ou stress físico, que sofreram uma redução de 50% nas constipações graças à vitamina.

Também descobriram que a utilização de vitamina C reduzia a duração das constipações em apenas 8% nos adultos e 14% nas crianças. Isto, dizem eles, é uma fraca justificação para megadoses diárias desta vitamina. Segundo Hemilä, a maioria dos adultos apenas se constipa uma vez por ano, logo tomar suplementos todos os dias não faz sentido nenhum.

Douglas também deprecia os benefícios protectores potenciais desta vitamina: "Há poucas dúvidas que a vitamina C tem algum impacto biológico, apesar de não se compararem ao que Pauling previu e ser de pouca utilidade em terapia", diz ele.

"Pessoalmente, não uso nenhuma vitamina C extra mas ainda permaneço aberto à possibilidade que uma dose diária elevada logo a seguir ao surgimento dos sintomas de constipação pode ter um efeito útil na redução da severidade da doença", diz Douglas.

 

 

Saber mais:

How vitamin C works

Linus Pauling

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com