2005-06-14

Subject: Tabaco envelhece o DNA

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Tabaco envelhece o DNA 

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Não é novidade que a comida rica em gordura e o tabaco reduzem a expectativa de vida devido ao risco de ataques cardíacos e de cancro mas agora um estudo mostra que uma vida com estes hábitos pouco saudáveis pode "envelhecer" directamente o DNA em vários anos.

As cadeias de DNA são frequentemente protegidas por sequências de bases altamente repetitivas conhecidas por telómeros. Tal como as pontas plásticas nas pontas dos atacadores dos sapatos, os telómeros ajudam a proteger os genes contra o desgaste. 

No entanto, de cada vez que a célula se divide, as proteínas envolvidas na replicação não copiam os telómeros completamente. Assim, ao longo dos anos, estas secções vão-se tornando cada vez mais curtas.

Tim Spector, director da Unidade de Investigação do Hospital de St Thomas em Londres, demonstrou que os telómeros se reduzem dramaticamente em pacientes obesos ou fumadores. "Telómeros mais curtos significam que o nosso metabolismo vai falhar muito antes do que o das pessoas com estas secções mais longas", acrescenta Edward Louis da Universidade de Nottingham.

As mulheres obesas estudadas eram, de acordo com os seus telómeros, nove anos mais "velhas" que as mulheres magras da mesma idade, explica Spector. Os grandes fumadores, que consumiam um maço por dia ao longo de quarenta anos, apresentavam mais sete anos de envelhecimento biológico.

Os investigadores já sabiam que o tabaco e a obesidade podiam causar um tipo de pressão sobre as células que conduz à produção de químicos reactivos, que, por sua vez, se sabe destruirem os telómeros. O estudo de Spector analisa directamente este efeito e tenta quantificar quanto um cigarro nos pode envelhecer.

A equipa de Spector recolheu informação e amostras de sangue de mais de 1100 mulheres com idades entre os 18 e os 76 anos. Dentro deste grupo, 11% tinham um índice de massa corporal superior a 30, o que as classificava como clinicamente obesas. Cerca de 18% eram fumadoras activas.

 

Os investigadores sequenciaram o DNA dos glóbulos brancos das mulheres para descobrir o comprimento dos seus telómeros. De modo geral, descobriram que os telómeros de uma mulher encurtam a uma taxa de cerca de 27 pares de bases por ano.

Mas as fumadoras perdiam mais 200 pares de bases nos seus telómeros após 40 anos de cigarros e os telómeros das obesas eram, em média, mais curtos em 240 pares de bases do que os das suas parceiras mais magras.

De acordo com os autores do estudo, publicado na revista The Lancet, este efeito de envelhecimento pode ajudar a explicar o motivo porque estas mulheres correm um maior risco de problemas de saúde associados à idade, como as doenças cardíacas. 

Mas, acrescenta Spector, o que é mais importante salientar é que na realidade é todo o corpo que está a envelhecer mais depressa quando confrontado com este tipo de stress, não apenas o coração.

Spector diz que o impacto imediato deste processo de envelhecimento pode fornecer uma motivação importante para deixar de fumar ou começar uma dieta, para além do medo de contrair cancro ou uma doença cardíaca. "As pessoas fazem uma grande distinção entre parecer mais velho e morrer mais cedo", diz ele.

A equipa de investigação tenciona examinar os efeitos que o exercício, a dieta e a ocupação de cada um têm sobre o comprimento dos telómeros.

 

 

Saber mais:

Telomeres

Telomeres Information Center

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com