2005-06-07

Subject: Cientistas apelam a uma acção urgente em relação ao teor de CO2 na atmosfera

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Cientistas apelam a uma acção urgente em relação ao teor de CO2 na atmosfera 

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

As academias científicas dos países mais ricos do mundo estão a apelar aos seus governos para que tomem medidas imediatas para combater as alterações climáticas.

Todos concordam em que todos os países podem e devem tomar medidas efectivas para reduzir as emissões de dióxido de carbono e vão emitir um comunicado conjunto na próxima quarta-feira relativo ao tema. 

Participam nesta iniciativa organizações tão consideradas como a Royal Society inglesa, a National Academy dos Estados Unidos e as principais organizações de investigação da China e do Brasil. O comunicado tem em vista a próxima cimeira do chamado G8 (grupo dos 8 países mais ricos do mundo), que se realiza em Julho na Escócia.

O primeiro-ministro inglês Tony Blair vai conferenciar nos Estados Unidos com George W Bush, para discutir as questões principais da agenda da cimeira do G8: a ajuda a África e as medidas de combate ao aquecimento global.

Bush tem vindo, desde há muito, a salientar as incertezas associadas à questão das alterações climáticas mas o comunicado científico que será emitido tornará muito mais difícil ao presidente americano argumentar com a falta de consenso na comunidade científica.

Os conselheiros ambientais de Blair estão a aconselhá-lo a persuadir Bush a comprometer-se com medidas concretas, que todo o mundo possa observar.

Blair tem esperança de conseguir um acordo entre todos os membros do G8 sobre as alterações climáticas e sobre a base científica das acções, trazer os Estados Unidos de volta ao debate sobre os cortes globais de emissões de gases de efeito de estufa e acordam um investimento sério nas tecnologias de baixa emissão de carbono.

A secretária de estado do ambiente inglesa, Margaret Beckett, já prometeu que £50000 serão doadas para o desenvolvimento de projectos de sustentabilidade em África. O objectivo desta doação é compensar o volume de dióxido de carbono emitido pelas caravanas ministeriais, voos e acomodações associados à cimeira.

 

O anúncio de que a cimeira de Gleneagles iria debater, entre outros temas, as alterações climáticas, coincidiu com as comemorações do Dia Mundial do Ambiente. 

Beckett disse que o as acções demonstram que o Reino Unido tem intenção de dar prioridade a estas duas questões: África e alterações climáticas. 

As emissões de carbono associadas à cimeira do G8 serão equivalentes às geradas por 800 habitações médias durante um ano inteiro, estimam os investigadores. O governo inglês considera que o investimento em mecanismos de desenvolvimento não poluentes em baixa escala em África tentará compensar essas emissões.

Um desses projectos é a instalação de aquecimento de água com energia solar, isolamento dos tectos e lâmpadas fluorescentes de baixo consumo numa urbanização para pessoas de baixos rendimentos na Cidade do Cabo, África do Sul.

O ministro dos negócios estrangeiros inglês Ian Pearson diz que todos os membros do G8 estão a trabalhar em conjunto para minimizar o impacto ambiental da cimeira. 

Ainda assim, a a cimeira, que se realizará entre 6 e 8 de Julho em Gleneagles, Perthshire, deverá atrair manifestantes de todo o mundo, protestando contra o capitalismo desenfreado, a pobreza e a degradação da natureza.

 

 

Saber mais:

G8 Gleneagles 2005

Friends of the Earth

Protocolo de Kyoto prestes a entrar em vigor

Maior simulação climática de sempre prevê subida de temperaturas até 11ºC

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com