2005-05-26

Subject: Futebol defende lince ibérico 

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Futebol defende lince ibérico 

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

O futebol não é um desporto geralmente associado à filantropia mas há em Portugal uma equipa que está decidida a gastar dinheiro com o lince ibérico, um felino endémico e criticamente ameaçado de extinção.

A apenas 20 minutos do aeroporto de Faro está a impressionante estrutura do estádio municipal do Algarve, com capacidade para 30000 pessoas, mas deserto e negligenciado. 

Como tantas vezes acontece, o estádio do Algarve foi construído para o Euro 2004, mas após um par de jogos da competição tem estado virtualmente abandonado. Tornou-se outro elefante branco, como muitos por todo o mundo, após as feiras mundiais, Expos e Jogos Olímpicos.

O estádio do Algarve é demasiado grande e caro para os clubes de futebol locais mas um comerciante local, Corrado Correggi, tornado rico pelo comércio de rolhas de cortiça para vinhos famosos resolveu mudar esta situação.

Em conjunto com o seu sogro escocês, John McGovern, Correggi resolveu ser também um empresário futebolístico de sucesso. No ano passado, organizaram uma nova equipa de futebol, baptizada Algarve United - os linces - com a esperança de um dia ocuparem o estádio do Algarve.

Os jogadores que recrutaram são todos jovens amadores locais mas não lhes falta ambição. Apenas há umas semanas, os linces ganharam um jogo decisivo que lhes garantiu a subida de escalão. 

A escolha do nome e do símbolo da sua equipa por parte de Correggi foi quase óbvia. O lince é nativo do Algarve e o maior felino europeu, para além de criticamente ameaçado. Restam, talvez, 100 linces na natureza e os peritos temem que seja o primeiro grande felino a extinguir-se desde o tigre dente-de-sabre.

Foi para tentar evitar essa tragédia que Eduardo Conçalves, ajudou a fundar a organização conservacionista SOS Lynx. O seu primeiro encontro com este belo felino ocorreu há sete anos, quando adquiriu um terreno, sem água canalizada, electricidade ou esgotos, mas parte do habitat natural dos animais.

Do tamanho de um cão médio, orelhas pretas e tufadas, cauda curta e uma barbicha característica, o lince cativou de tal modo a sua atenção que resolveu fazer algo pela sua sobrevivência. Assim, há cinco anos nasceu a SOS Lynx.

 

Quando Eduardo Gonçalves soube do surgimento, e sucesso, da nova equipa de futebol contactou o dono Corrado Correggi para lhe sugerir um patrocínio ao esforço conservacionista da SOS Lynx. Mas Correggi antecipou-se, oferecendo 10% dos ganhos de bilheteira e 10% dos valores pagos em cotas pelos seus associados para o esforço de conservação do lince.

Inicialmente, as verbas serão atribuídas à prevenção dos fogos florestais e à reflorestação, numa tentativa de conservação do habitat natural dos felinos.

O acordo estabelecido é de longo prazo e se os linces forem bem sucedidos e conseguirem o seu novo estádio, pode significar verbas elevadas para este felino, quem sabe um dia contribuindo para a reintrodução de animais nascidos em cativeiro na natureza.

Estamos habituados a patrocínios milionários de companhias de comunicação, marcas desportivas ou de cerveja a equipas de futebol mas uma equipa de futebol que patrocina a fauna selvagem, deve ser uma situação única no mundo. Ainda assim, a originalidade da situação ainda a torna mais digna da nossa admiração.

 

 

Saber mais:

WWF

SOS Lynx

Algarve United - Futebol SAD

Rara cria de lince ibérico morre em luta

Lince ibérico em risco eminente

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com