2005-05-25

Subject: Defesa dos direitos dos animais precisa de mais força

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Defesa dos direitos dos animais precisa de mais força 

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Os esforços para reduzir o sofrimento dos animais usados em experiências não estão a ser tão eficazes como se desejaria devido ao mau financiamento e à relutância dos cientistas em partilhar dados experimentais.

Um relatório recentemente publicado sobre o tema no Reino Unido foi acompanhado pelo anúncio da atribuição de mais fundos para um centro nacional que reforce o que designa a campanha dos "três R": refinamento, redução e remoção dos animais da investigação. 

O painel responsável pelo relatório, formado pelo Nuffield Council on Bioethics, incluiu cientistas, activistas dos direitos dos animais, filósofos e um advogado, não chegou a consenso na sua elaboração mas tenta reunir todas as facções envolvidas no debate sobre a experimentação em animais.

O relatório apoia a abordagem dos "três R", salientando a necessidade de reduzir o sofrimento e encontrar métodos alternativos que não envolvam animais. 

"Um mundo em que os benefícios cruciais de tal tipo de pesquisa podem ser obtidos sem causar dor, sofrimento, perturbação, danos permanentes ou morte a animais envolvidos na investigação deve ser o nosso objectivo último", refere o relatório.

O relatório salienta a recente subida na utilização de animais geneticamente modificados em laboratórios, que se tornaram cada vez mais importantes para a ciência à medida que os investigadores tentam compreender o funcionamento dos genes humanos.

Os verdadeiros efeitos da modificação genética podem ser difíceis de avaliar, refere. Por esse motivo, mais esforço deve ser aplicado na verificação e seguimento do bem-estar desses animais.

No entanto, muitos activistas ainda consideram todas estas medidas e ideias uma verdadeira gota no oceano. "Não é suficiente, nem de perto, nem de longe", diz Nirmala Bhogal, responsável científica do grupo activista Frame.

Outros criticam a falta de informação detalhada relativa aos animais usados em testes laboratoriais. O grupo de trabalho concede que a rivalidade entre equipas de investigação e a confidencialidade exigida pela industria dificulta a partilha de informação.

 

"Se o governo apoiasse as propostas para tornar obrigatória a partilha de informação acerca dos testes em animais, talvez as coisas andassem mais depressa", diz Bhogal.

David Thomas, conselheiro legar da British Union for the Abolition of Vivisection (Buav), acrescenta: "A não ser que tal informação nos seja fornecida não podemos, em minha opinião, ter um debate informado."

Steve Brown, do Medical Research Council's Mouse Genome Centre, considera que "deve existir maior informação sobre o que se passa nos projectos para a atribuição de licenças, quantos animais foram usados e qual foi o grau de sofrimento e dor inflingido. Podemos, depois, comparar os resultados e os benefícios com os custos."

O relatório conclui que é irrealista assumir que todas as experiências em animais desaparecerão a curto prazo, mas apelou a um debate racional e respeitador de todas as visões sobre o tema.

Andre Menache, consultor científico do grupo activista Animal Aid, considera o relatório Nuffield uma "oportunidade perdida". 

"Assume que a experimentação animal é benéfica para a saúde humana mas o governo nunca, por sua própria admissão, investigou a eficácia da investigação em animais", diz ele. "Reacções adversas a medicamentos e drogas é a quarta causa de morte no Reino Unido actualmente, demonstrando que há algo errado com o sistema que depende tão fortemente da experimentação em animais."

 

 

Saber mais:

Nuffield Council on Bioethics

Buav

Animal Aid

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com