2005-05-21

Subject: Século passado assistiu ao declínio da biodiversidade

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Século passado assistiu ao declínio da biodiversidade

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

A biodiversidade está a desaparecer a uma velocidade cada vez maior, revela um estudo feito com o apoio das Nações Unidas. Sem acção rápida que diminua a taxa de destruição dos ecossistemas, referem os autores, a saúde e modo de vida de muitas populações em todo o mundo pode estar ameaçado.

O Homem causou mais danos ao stock mundial de diversidade biológica nos últimos 50 anos que qualquer outro acontecimento histórico, dizem os investigadores responsáveis por este estudo, entitulado Ecosystems and Human Well-being: The Biodiversity Synthesis Report. Ao longo do último século, as extinções de espécies alcançaram cerca de 1000 vezes acima da taxa normal, devido às acções humanas.

A não ser que esta tendência seja invertida, as pessoas vão perder benefícios vitais do mundo natural, geralmente designados "serviços dos ecossistemas", disse Kaveh Zahedi no lançamento do relatório, a 19 de Maio em Londres. "Todos dependemos da natureza para um modo de vida seguro", disse Zahedi, que lidera o World Conservation Monitoring Centre do Programa Ambiental das Nações Unidas, em Cambridge.

Cerca de 3,5 biliões de pessoas em todo o mundo dependem dos oceanos para comida, acrescenta Jim Knight, responsável do governo inglês na área da biodiversidade. Mas desde o surgimento da pesca comercial, os stocks pesqueiros diminuíram perto de 90%. Cerca de 70% da população mundial ainda depende da natureza para os medicamentos tradicionais.

O relatório é o último de uma série de estudos realizados pelo Millennium Ecosystem Assessment, um projecto de quatro anos que pretende catalogar os recursos naturais e que envolve mais de 1300 cientistas. Revela que 12% das espécies de aves, perto de um quarto dos mamíferos e cerca de um terço dos anfíbios mundiais enfrentam a extinção.

Isto deve-se largamente à destruição dos ecossistemas naturais como as savanas e as florestas, diz Georgina Mace, uma das autoras do estudo e directora científica do Instituto de Zoologia de Londres. Ela acrescenta que os 10-20% dos recursos remanescentes devem ser convertidos para outras utilizações, como a agricultura, até 2050.

 

Mas tem havido alguns sucessos, diz Mace. Na Europa, por exemplo, os incentivos financeiros para encorajar os agricultores para deixar terras como refúgio para as plantas naturais, têm permitido à biodiversidade dessas áreas recuperar.

Isto mostra que a economia é a chave para a obtenção de sucessos semelhantes noutros pontos do globo, diz ela. "Sabemos que a biodiversidade tem valor, mas no passado não temos sido muito bons a avaliar esse valor."

Os autores do relatório calcularam um preço para o ambiente, como forma de apoiar os seus argumentos. Calcularam, por exemplo, que um hectare intacto de floresta de mangal vale mais de US$1000 para um país como Tailândia, mas utilizado para agricultura intensiva vale apenas US$200.

No entanto, o relatório coloca a questão de os esforços para proteger a biodiversidade podem estar em contradição com os Millennium Development Goals das Nações Unidas, o primeiro dos quais é a erradicação da pobreza e da fome mundiais. Alguns analistas económicos argumentam que tal não pode ser alcançado sem um aumento da agricultura intensiva.

Zahedi salienta que outro objectivo para o milénio é a sustentabilidade ambiental, logo, em casos como as pescas, os esforços para preservar a biodiversidade não estão em conflito com a necessidade de assegurar a continuidade do fornecimento de comida. 

 

 

Saber mais:

Millennium Ecosystem Assessment

Institute of Zoology

Millennium Development Goals

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com