2005-05-19

Subject: Vermelho é a cor do sucesso desportivo 

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Vermelho é a cor do sucesso desportivo 

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Ver vermelho nem sempre é a melhor estratégia no calor de uma "batalha" desportiva mas vesti-lo pode muito bem ser. Investigadores sugerem que as vestimentas vermelhas podem dar a um competidor aquela vantagem crucial.

Os lutadores olímpicos parecem ter maior probabilidade de vencer se estiverem vestidos de vermelho.

A descoberta surge a partir de uma análise dos diversos combates realizados no ano passado nos Jogos Olímpicos de Atenas. Em quatro desses eventos (boxe, tae kwon do, luta greco-romana e luta livre), foram atribuídos aleatoriamente aos lutadores fatos azuis ou vermelhos.

Os que vestiram os fatos vermelhos ganharam 55% de todas as competições, relatam Russell Hill e Robert Barton da Universidade de Durham, no Reino Unido. Em combates considerados equilibrados, os vermelhos ainda se saíram melhor, vencendo mais de 60% das vezes.

As razões para esta vantagem vermelha não são claras. Uma face vermelha está geralmente associada à ira e à agressão, pelo que uma camisa vermelho vivo pode intimidar o oponente, sugere Hill, que revelou os seus resultados na edição desta semana da revista Nature. Uma outra hipótese é que as roupas vermelhas podem ajudar a elevar os níveis de testosterona do seu utilizador, diz ele.

Noutras espécies do reino Animal, a cor vermelha é um marcador de níveis elevados de testosterona e de aptidão física superior. Este facto tem levado a alguns efeitos imprevistos em estudos de comportamento animal, diz Hill: algumas aves macho que receberam anilhas coloridas como forma de identificação viram-se, repentinamente, catapultadas para o topo da hierarquia do acasalamento.

Na sociedade humana, a qualidade agressiva e vencedora do vermelho pode explicar porque motivo tantos uniformes e medalhas militares apresentam essa cor, comenta Andrew Walton, psicólogo desportivo de Coventry, reino Unido.

Mas a escolha da cor também pode ter uma base cultural, salienta Walton. O vermelho pode não ser a cor preferida em todo o mundo. "Se se acredita que o púrpura é a cor imperial, então fica-se feliz de usar púrpura."

 

Hill e Barton também sugerem que o vermelho faz com que as equipas actuem melhor. Analisaram em especial os jogos do Euro 2004 e em particular para as cinco equipas que usaram dois equipamentos diferentes, um dos quais vermelho, durante a competição.

Será o equipamento vermelho suficiente para vencer?

Essas equipas tinham tendência para jogar melhor quando usavam o equipamento vermelho, alegam os investigadores. "Ficámos surpreendidos com a forma consistente como os efeitos parecem surgir", diz Hill.

Claro que uma fatiota vermelha não é substituto para o talento, afinal a sempre bem sucedida selecção brasileira veste de amarelo. Mas noutras circunstâncias a correlação parece real: as duas equipas mais bem sucedidas do Reino Unido, Manchester United e Liverpool, têm vermelho nos seus equipamentos.

Como apoiante do Liverpool, Hill tem grandes esperanças postas na final da Liga dos Campeões, a disputar a 25 de Maio, pois já sabe que vão jogar com o seu equipamento tradicional, vermelho. 

Veremos onde mais a vantagem do vermelho se vai revelar ...

 

 

Saber mais:

Personality color test

Andrew Walton and Associates

Euro 2004

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com