2005-05-10

Subject: Junte-se à "corrida humana" da Animal

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Junte-se à "corrida humana" da Animal

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Todos os anos, milhares de turistas de todo o mundo chegam a Pamplona, Espanha, para participarem no espectáculo anual das largadas de touros. Mas estes turistas ficam chocados ao verem animais aterrorizados a correrem pelas ruas da cidade, que estão completamente cheias de pessoas alcoolizadas e num estado de acentuada agressividade. 

Os cascos dos animais escorregam no chão sujo pelo álcool, enquanto os touros correm desesperadamente, assustados, tentando fugir ao caos. Por vezes, no meio de tanta confusão, os animais acabam por lançar-se contra portas, esquinas ou outras partes de edifícios das ruas por que passam, o que lhes provoca lesões graves, sendo frequente partirem pernas ou mesmo os chifres. 

Os espectadores e participantes humanos nestas largadas puxam as caudas dos animais violentamente, enquanto outros os provocam, atirando-lhes, picando-os e batendo-lhes com paus. Também estes ficam muitas vezes feridos pelas suas lutas com os touros, enquanto estes procuram desesperadamente fugir. 

A largada de touros acaba na praça de touros de Pamplona, onde os animais são esfaqueados e sangrados para ficarem enfraquecidos e assim poderem ser melhor brutalizados, acabando por ser mortos na arena, depois de várias bandarilhas estarem cravadas nos seus dorsos.

Para chamar a atenção do público internacional e protestar contra esta barbaridade, a PETA lançou, em 2002, a “Corrida Humana”. Desde o seu lançamento, a “Corrida Humana” em Pamplona (sobre a qual se pode saber mais em http://www.runningofthenudes.com/) acontece sempre poucos dias antes destas tristemente famosas largadas de touros. 

Seguindo exactamente o mesmo percurso que dias depois os touros seguirão nas largadas, centenas de activistas de todo o mundo correm despidos ou semi-despidos para chamar a atenção para esta crueldade, denunciando e protestando contra a violência de que os touros são vítimas nas largadas e touradas em Pamplona, assim como em qualquer corrida de touros em qualquer parte do mundo, como as que infelizmente acontecem em Portugal.

 

Em 2002 participaram 25 activistas, em 2003 participaram 150 activistas, em 2004 participaram mais de 300 activistas, este ano participarão mais de 600 activistas neste protesto internacional anti-touradas.

A largada de touros de Pamplona é mundialmente conhecida mas, cada vez mais, é alvo de grande contestação,  mesmo em Espanha

Como tem acontecido desde o início desta iniciativa, a ANIMAL associa-se à PETA também para participar na “Corrida Humana”. Este ano, a ANIMAL e a PETA estão a preparar a saída, a 4 de Julho, de duas carrinhas ANIMAL/PETA do Porto em direcção a Pamplona para transportar activistas de Portugal que queiram participar na “Corrida Humana”, a 5 de Julho, em Pamplona. 

Esta iniciativa particular da ANIMAL e da PETA tem como objectivo levar 16 activistas portugueses a participar na corrida deste ano, havendo apenas 14 lugares disponíveis. As inscrições estão abertas desde já e têm que ser necessariamente feitas até 25 de Maio. É aconselhável que sejam feitas imediatamente, por e-mail, para pamplona@animal.org.pt.

 

 

Saber mais:

Animal.org.pt

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com