2005-05-05

Subject: Maior santuário de tigres indiano sob ameaça

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Maior santuário de tigres indiano sob ameaça

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

A caça furtiva absolutamente fora de controlo é a maior ameaça ao futuro dos tigres do estado indiano de Madhya Pradesh. Com 712 tigres em nove parques nacionais, Madhya Pradesh é lar da maior população de tigres do país.

Recentemente houve preocupação com o desaparecimento dos tigres a uma taxa alarmante da reserva de Sariska na zona ocidental do estado mas duas apreensões de vulto feitas agora pela polícia de Madhya Pradesh apontam para a crescente ameaça da caça furtiva no estado.

A caça furtiva pelas peles de tigre está totalmente fora de controlo na Índia central.

A 8 de Abril, a polícia prendeu um homem do distrito de Betul, que admitiu ser responsável pela morte de, pelo menos, 30 grandes felinos, entre tigres e leopardos, nos últimos dois anos.

Outra operação, desencadeada por relatórios sobre o desaparecimento de tigres no Parque Nacional Panna, a polícia recuperou armadilhas de metal e fios eléctricos, usados para capturar tigres.

Entre 1998 e 2004, partes, incluindo peles, de 28 tigres foram recuperadas em 12 distritos do estado, referem os funcionários da fauna selvagem locais. "A caça furtiva atinge um nível assombroso", admite o conservador principal das florestas e da fauna selvagem do estado, PB Gangopadhaya.

A Wildlife Protection Society of India (WPSI) diz que a maioria dos restos dos 719 tigres e dos 2474 leopardos mortos ilegalmente na Índia entre 1994 e 2004 eram provenientes de Madhya Pradesh.

O estado de coisas tornou-se de tal forma insustentável que no mês passado, a WPSI anunciou que nem um único tigre tinha sido avistado no Parque Nacional Panna, lar de 34 tigres de acordo com os registos oficiais, nos últimos dois anos.

Tiger in Madhya Pradesh
Madhya Pradesh é lar da maior população de tigres da Índia.

O biólogo Raghu Chudawat estima que "não restem mais de oito a dez tigres" em Panna. Segundo ele, pelo menos 13 tigres com coleiras-rádio que estavam a ser seguidos pelo parque desapareceram recentemente.

Um relatório de um painel de especialistas nomeados pelo Supremo Tribunal indiano também admite que o avistamento de tigres "continua muito difícil" em Panna, e que a população de tigres do parque "foi dizimada, provavelmente devido à caça furtiva".

Abalado por estes relatórios, o governo estadual lançou um segundo senso dos tigres no Parque de Panna, após ter sido desacreditada a contagem inicial que não revelava declínio do efectivo de tigres na região.

 

O guardas florestais explicam que os caçadores furtivos geralmente envenenam os alimentos dos tigres ou electrocutam-nos. A maioria dos felinos é morta quando deambula para além dos limites de alta segurança do parque.

Leopard
Leopardo morto por caçadores furtivos

Um antigo responsável pela protecção da fauna selvagem, SB Lavlekar, está céptico acerca do que descreve como "gritaria" feita pelas organizações não governamentais de protecção da natureza acerca do declínio do efectivo de tigres nos parques do estado.

"Sim, é verdade que os tigres são mortos por caçadores furtivos, mas também estão a nascer tigres. Os tigres têm tendência para mudar de território regularmente, logo desapareceram porque migraram para outras localizações", diz ele. Lavlekar alega que os tigres estão a ser avistados em zonas como Morena e Dindori, onde nunca tinham sido vistos antes. 

Os funcionários de protecção da fauna selvagem dizem que as partes de tigre têm grande procura na China e outros países do leste da Ásia, onde são usados na medicina tradicional.

"Antes só havia procura para os ossos de tigre, mas agora as peles, garras, tudo alcança preços elevados", diz Raghu Chudawat, biólogo de fauna selvagem. 

De momento, os funcionários governamentais de Madhya Pradesh dizem que aumentaram o patrulhamento e estão a vigiar em permanência os lagos onde os felinos bebem. Mas nada é 100% garantido, alegam.

A nova contagem pode ajudar a perceber até que ponto a segurança em redor do habitat do tigre é eficaz. 

 

 

Saber mais:

Wildlife Protection Society of India

Para onde foram os tigres indianos?

Tigres abatidos por causa da gripe das aves

Tigre salvo dos caçadores furtivos

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com