2005-04-25

Subject: Encontrado fóssil excepcional de ancestral das baleias

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Encontrado fóssil excepcional de ancestral das baleias

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

Uma equipa de paleontólogos americanos e egípcios descobriu o esqueleto fossilizado, praticamente completo, de um ancestral das baleias conhecido por Basilosaurus isis em pleno deserto egípcio.

Philip Gingerich da Universidade do Michigan escavou o bem preservado esqueleto com cerca de 40 milhões de anos no vale Wadi Hitan (o vale das baleias) a sudoeste do Cairo, refere o seu porta-voz Karl Bates. "Pensamos que seja o esqueleto mais completo alguma vez encontrado", diz Bates.

O esqueleto pode ajudar a perceber a razão porque tantos vestígios fósseis de baleias e outros animais marinhos são encontrados em Wadi Hitan e possivelmente como nadavam os animais, diz ele.

O Basilosaurus isis é uma das formas primitivas de baleias conhecidas por archaeocetes, grupo que evoluiu a partir de mamíferos terrestres e conduziu aos dois tipos modernos de baleias.

No entanto, estes estranhos animais parecem-se mais com uma serpente marinha gigante e os paleontólogos que descobriram os primeiros espécimes de archaeocetes pensaram que se tratava de répteis.

As baleias modernas nadam movendo as barbatanas caudais horizontais para cima e para baixo, enquanto os peixes movimentam as caudas lateralmente. "A equipa de investigação vi usar o novo esqueleto para estudar a forma como o animal vivia e nadava. Se tiver sorte poderá mesmo descobrir porque era abundante em Wadi Hitan," diz Gingerich.

O esqueleto irá para o Michigan para ser preservado e replicado, após  que o original será devolvido ao Egipto para ser exposto.

Wadi Hitan é invulgarmente rico em vestígios fósseis deste período, aprisionados em arenito que formava o fundo do mar na altura. Os fósseis incluem cinco espécies de baleia, três espécies de vacas do mar, dois crocodilos, várias tartarugas, uma serpente marinha e grande número de tubarões e peixes ósseos.

A zona é protegida e deve tornar-se um parque nacional em breve, de acordo com um programa de cooperação entre a Itália e o Egipto, tendo já sido nomeado para Património da Humanidade da UNESCO, pela sua beleza natural e importância científica.

 

Outras Notícias:

A lei que os cães escreveriam ... se fossem advogados

Os donos de cães de Turim vão passar a ser multados até €650 se não passearem os seus animais de estimação pelo menos três vezes ao dia, de acordo com uma nova lei aprovada pela câmara municipal da cidade italiana.

Também passa a ser proibido colorir o pêlo ou "qualquer forma de mutilação" por motivos puramente estéticos, como o corte das caudas ou das orelhas. "Em Turim passa a ser proibido transformar o seu cão num boneco peludo e ridículo", noticia o jornal local La Stampa, a propósito da nova lei.

Os italianos já podiam ser multados até €10000 e passar um ano na prisão se fossem considerados culpados torturar ou abandonar os seus animais de estimação, mas as novas regras propostas por Turim vão bem mais além. Os cães podem ser levados a passear por pessoas de bicicleta, dizem as regras, "mas não de forma a cansar demasiado o animal".

A Itália orgulha-se de ser uma país amante dos seus animais e em muitas cidades os gatos vadios são protegidos por lei. Ainda assim,  cerca de 150000 cães e 200000 gatos são abandonados no país todos os anos, segundo números fornecidos por grupos de defesa dos direitos dos animais.

Para aplicar a lei, a polícia de Turim vai depender grandemente da ajuda de pessoas que alertem para actos de crueldade contra os animais. 

O novo livro de regras, com vinte páginas, fornece a Turim a lei de protecção dos animais mais abrangente do país, chegando mesmo a proibir a venda de peixes em sacos de plástico. 

 

 

Saber mais:

Como mimar o seu cachorro (ou gato) à americana

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com