2005-04-20

Subject: Programa de reintrodução de linces americanos é um sucesso

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the Wild

Este boletim é mantido por simbiotica.org, uma rede simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

mantenha-se informado das últimas novidades e troque ideias com todos os que fazem parte desta rede!

 

Em destaque:

Programa de reintrodução de linces americanos é um sucesso

 

  Questões ou comentários para: webmaster@simbiotica.org

Dê a rede simbiotica.org a conhecer a um amigo!!

(AP Photo/David Zalubowski)
Um lince canadiano corre para a liberdade no Parque Nacional Rio Grande, perto de Creede, Colorado, ao abrigo do programa de reintrodução destes felinos neste estado americano.

Uma audiência de cerca de 30 pessoas assistiu à libertação de mais quatro linces canadianos na neve da zona de Weminuche, incluindo cientistas e agentes de protecção da natureza do estado do Colorado.

A Divisão da Fauna Selvagem do Colorado, que desde 1999 já libertou cerca de 190 destes animais classificados como ameaçados, convidou os membros do comité nacional que está a trabalhar na reconstituição das populações de linces e wolverines para assistir a mais esta libertação, pois os cientistas estão de acordo em considerar o seu trabalho exemplar.

"O estado do Colorado deveria ser louvado por manter de pé este projecto", diz Kathy McAllister, funcionária do U.S. Forest Service de Missoula, Montana.

McAllister, chefe do comité de avaliação do projecto, refere-se ao início atribulado do programa no Colorado, quando quatro dos primeiro seis linces libertados nas montanhas de San Juan morreram de fome. Os cientistas estatais responsáveis rapidamente alteraram a sua abordagem e mantiveram os linces em cercados algumas semanas, em vez de os libertar imediatamente nos locais.

Seis anos depois, os biólogos insistem que o programa é um trabalho em curso mas reconhecem grandes progressos. "É bom ter algum sucesso, depois da primeira largada ter sido tão publicitada", diz Rick Kahn, líder da equipa encarregue do lince.

Os biólogos decidiram manter os linces em cercados numa zona remota de reabilitação de fauna selvagem no Vale San Luis por algumas semanas, de forma a permitir aos felinos ganhar um pouco mais de peso, habituarem-se à região e ao clima e esperar até à Primavera, quando as presas são mais abundantes.

Há cerca de 2 anos, o projecto ultrapassou um obstáculo fundamental: os linces começaram a reproduzir-se. Kahn considera que o próximo passo será quando os linces nascidos no Colorado tiverem os seus próprios gatinhos.

 

A reintrodução dos linces no Colorado teve, até agora, um custo de pelo menos $3 milhões. Oito outros gatos serão libertados esta Primavera, no que se espera ser a última das grandes libertações anuais. Cerca de uma dúzia de linces pode ser libertada por ano no futuro, se os biólogos acharem que são necessários mais animais para manter uma população saudável e auto-suficiente.

Estes felinos de pelagem longa e orelhas tufadas estão na lista federal de espécies ameaçadas e desapareceram do Colorado por volta dos anos 70 do século passado, devido às armadilhas, envenenamentos e perda de habitat. O Colorado é o estado mais a sul do habitat destes animais na América do Norte.

Os biólogos acreditam que cerca de 105 animais ainda estão vivos na zona. Alguns morreram e outros saíram do raio de acção do programa, deambulando para os estados vizinhos do Wyoming, Utah, Novo México, Nebraska ou mesmo tão para norte como o Montana. No entanto, a maioria deles acaba por regressar ao Colorado.

Os biólogos estão agora a tentar capturar e colocar coleiras-rádio no máximo de linces jovens, para que possam seguir os seus movimentos, bem como substituir as coleiras antigas nos animais adultos. 

 

 

Saber mais:

Lince Ibérico condenado?

Lince ibérico em risco eminente

Colorado Lynx

2002 Lynx Reintroduction and Augmentation Program

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ simbiotica.org, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com