2005-03-30

Subject: Caça às focas canadiana já decorre (contém imagens que podem ser consideradas chocantes)

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, em colaboração com o site educativo À Descoberta da Vida,              para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Caça às focas canadiana já decorre

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@sapo.pt

Dê os sites Born to be Wild/À Descoberta da Vida a conhecer a um amigo!!

Os pescadores e caçadores do Canadá deram início à que se espera seja uma das maiores épocas de caça à foca a decorrer em décadas. Os caçadores voltaram ao gelo depois do governo canadiano ter dado aval à morte de mais 300000 focas este ano. 

As autoridades canadianas alegam que a caça à foca é agora mais humana e que o aumento descontrolado do efectivo destes animais tem que ser detido.

Tal como em anos anteriores, os activistas dos direitos dos animais estão a realizar protestos em todo o mundo, contra o que consideram uma prática cruel e baseada em falsas premissas. 

Segundos as organizações conservacionistas, o governo canadiano está a tentar manter as comunidades pesqueiras sob controlo por motivos puramente políticos. Os pescadores, por sua vez, acusam as focas de devastar os stocks pesqueiros canadianos e têm vindo a pressionar as autoridades para uma retoma da caça.

A caçada, com a duração de dois meses, decorre nos bancos de gelo ao largo da costa atlântica canadiana, as zonas de procriação e de nascimento das focas.

No início deste mês, o Departamento das Pescas e dos Oceanos publicou um comunicado onde se alega que a população canadiana de focas era saudável e abundante.

"O efectivo da foca da Groenlândia, a mais importante para a industria da caça à foca, está estimado em cerca de cinco milhões de animais, o mais elevado alguma vez registado e quase o triplo do que existia na década de 70 do século passado."

Assim, a caça à foca em larga escala irá continuar legalmente até que o efectivo desta espécie desça abaixo dos quatro milhões de animais.

 

Um funcionário do Departamento de Pescas e dos Oceanos refere: "Temos que fazer o nosso trabalho, como é nossa obrigação. Estamos a tentar obter consensos, dando atenção à conservação e às necessidades económicas da região."

Mas os activistas anti-caça à foca, que demonstram que muitos animais são esfolados vivos e morrem em agonia, dizem que irão continuar com um boicote aos produtos marinhos canadianos.

"Penso que o governo canadiano já está a sentir a pressão, estão a aperceber-se das sérias implicações do avanço da caçada este ano", diz Pat Ragan da Humane Society of the United States.

"Vamos continuar a encorajar os consumidores a estabelecer diálogo com as lojas e restaurantes que frequentam dizendo "Não vendam ou sirvam produtos de origem canadiana" ou "Não comprarei nenhum tipo de produto canadiano até que a caça às focas seja banida de vez", diz ela.

A caça à foca nas províncias canadianas de Newfoundland e Labrador entrou em declínio há cerca de 25 anos, após as imagens de caçadores a matar focas bebé à paulada terem horrorizado os espectadores dos noticiários de todo o mundo.

 

 

Saber mais:

A arrepiante realidade das quintas de peles da China

Proteste contra o massacre de focas no Canadá

IFAW

Humane Society of the United States

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ Born to be Wild & À Descoberta da Vida, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com