2005-03-21

Subject: Culturas transgénicas perigosas para os insectos

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, em colaboração com o site educativo À Descoberta da Vida,              para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Culturas transgénicas perigosas para os insectos

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@sapo.pt

Dê os sites Born to be Wild/À Descoberta da Vida a conhecer a um amigo!!

A utilização comercial de algumas das culturas geneticamente modificadas pode alterar o equilíbrio das espécies herbáceas que florescem nos campos europeus, causando danos à vida das abelhas e das borboletas, alertam os cientistas.

O número de borboletas decaiu em quase dois terços e as populações de abelhas está reduzida a metade nos campos de colza transgénica (canola), de acordo com os resultados finais de um estudo de três anos encomendado pelo governo do Reino Unido.

Os investigadores por trás do estudo de €11 milhões dizem que o controlo das plantas herbáceas (ervas daninhas) foi o culpado. A cultura foi modificada para resistir a um herbicida em particular, que ataca as ervas daninhas de de folha larga mais eficazmente que as variedades de folha estreita. As abelhas e as borboletas sofreram precisamente por preferirem o último tipo de planta.

Os cientistas acrescentam que esta situação teria um efeito dominó sobre os animais acima na cadeia alimentar. "Se este tipo de cultura fosse comercializada temos sérios receios acerca das implicações sobre aves como os pardais", diz David Gibbons, conservacionista da Royal Society for the Protection of Birds e membro do comité que supervisionou a experiência.

Os apoiantes das culturas transgénicas salientam que a maioria dos insectos não foi afectada pelo herbicida da colza e consideram o impacto geral sobre a biodiversidade mínimo. "Tal como todos os sistemas de controlo de ervas daninhas, algumas espécies de ervas e de insectos serão afectados positivamente enquanto outros serão afectados negativamente", diz Tony Combes, do grupo de pressão londrino Agricultural Biotechnology Council.

A Bayer CropScience, sediada em Monheim, Alemanha, já comercializa a colza usada neste estudo nos Estados Unidos e no Canadá. Apesar da cultura ser vulgar nos dois países, a Bayer não tenciona pedir licença para a comercializar na Europa.

 

Funcionários da Bayer salientam que a a maior diferença nos números ed borboletas e abelhas foi observada em Julho, quando a cultura está prestes a ser colhida e apresenta pouco material verde. "Não há nada no campo para as abelhas e para as borboletas nessa altura", diz o porta-voz Julian Little. "Nunca teríamos muitas nessa altura."

Os resultados serão, no entanto, sentidos como mais um golpe contra os advogados das culturas transgénicas. Em 2003, duas das três outras variedades transgénicas abrangidas no estudo tinham sido consideradas danosas para a biodiversidade, reduzindo o nível geral de ervas.

A publicação dos resultados marca o fim do que foi considerado o maior estudo sobre o impacto ecológico das culturas transgénicas. Mais de 150 pessoas trabalharam na experiência, que envolveu a contagem de um milhão de ervas e de 2 milhões de insectos em vários locais do Reino Unido.

Apesar de nenhuma das culturas testadas dever ser comercializada na Europa, os investigadores responsáveis consideram que os dados obtidos servirão para informar a política agrícola dos próximos anos. Salientam que o impacto ecológico de alterações na prática agrícola anteriores, como o aumento da utilização de herbicidas, não foi devidamente investigado no início.

"Agora temos uma base racional e científica para a gestão das alterações", diz Chris Pollock, director de investigação do Institute for Grassland and Environmental Research em Aberystwyth, Reino Unido, e presidente do comité responsável pelo estudo. "Demonstrámos com enorme detalhe até que ponto é íntima a relação entre a agricultura e o ambiente."

 

 

Saber mais:

UK Farm Scale Evaluations

Culturas transgénicas podem beneficiar o ambiente?

Trigo americano ameaça México

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ Born to be Wild & À Descoberta da Vida, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com