2005-02-22

Subject: Dieta com carne estimula o crescimento das crianças

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, em colaboração com o site educativo À Descoberta da Vida,              para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Dieta com carne estimula o crescimento das crianças

  Questões ou comentários para: borntobewild@sapo.pt

Dê os sites Born to be Wild/À Descoberta da Vida a conhecer a um amigo!!

A carne é um componente vital da dieta de uma criança, segundo um estudo realizado com crianças em idade escolar quenianas durante dois anos. Sem ela, as crianças crescem menos, são menos fortes e menos inteligentes, sugerem os resultados.

Os benefícios são tão claros que, de facto, negar às crianças carne e seus derivados nos primeiros anos da sua vida não é ético, alega Lindsay Allen da Universidade da Califórnia, responsável pela investigação.

As 544 crianças do estudo, em média com sete anos de idade, receberam duas colheres de sopa (cerca de 60 gramas) de carne de vaca picada por dia, como suplemento à sua dieta normal. Outros grupos receberam uma chávena de leite, uma quantidade equivalente de energia sob a forma de óleo vegetal ou nenhum tipo de suplemento.

Ao longo de dois anos, as crianças que receberam suplementos alimentares aumentaram em média 400 gramas mais do que as que não os receberam, explicou Allen no encontro anual da American Association for the Advancement of Science em Washington DC, sendo as que receberam carne as que mostraram mais benefícios.

Crianças do grupo do suplemento de carne mostraram até 80% mais desenvolvimento da musculatura do braço, quando comparadas com as crianças não suplementadas. Quando comparadas com as crianças que bebiam leite a diferença descia para 40%.

As crianças que comiam carne também tinham melhor desempenho que as suas parceiras em testes de inteligência, resolução de problemas e aritmética. "O grupo que recebeu o suplemento de carne era mais activo no recreio, mais expressivas e brincalhonas, mostrando mais capacidade de liderança", diz Allen.

A carne e outros produtos animais como o leite contêm nutrientes que é muito difícil encontrar noutro local, referiu Allen no encontro. Ela salientou que a dieta queniana consiste frequentemente quase só de produtos à base de amido, como milho e feijão, que não contêm quantidades suficientes de ferro, zinco, cálcio e vitaminas A, E B12.

 

Pais que consideram a ideia de comer animais horrenda podem ter que enfrentar algumas decisões difíceis, acrescenta ela. "Não há absolutamente nenhuma questão de que não é ético os pais criarem as suas crianças como estritamente vegetarianas."

Apesar dos suplementos químicos poderem suprir algumas carências, a única forma de garantir que a criança absorva todos os nutrientes de que necessitam é fornecer-lhe carne e peixe, diz ela.

Luci Daniels, dieticista pediátrica e antiga presidente da British Dietetic Association, comenta: "Não é surpreendente que acrescentar carne à dieta de uma criança melhore o seu desenvolvimento." Daniels diz que o efeito observado por Allen pode ser causado pelo conteúdo proteico da carne ou pelas vitaminas e minerais.

"Qualquer pessoa que mantenha uma criança numa dieta vegetariana tem que ter consciência de que a carência de nutrientes pode afectar o desenvolvimento dessa criança", acrescenta ela.

Nos países em vias de desenvolvimento como o Quénia, alimentar correctamente a próxima geração é importante para a prosperidade do país, diz Montague Demment, também da Universidade da Califórnia e director do Global Livestock Collaborative Research Support Program. "A pobreza provoca a má-nutrição e a má-nutrição reforça a pobreza."

 

 

Saber mais:

Easy diets work best

High-fat diet is bad for the brain

British Dietetic Association

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ Born to be Wild & À Descoberta da Vida, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com