2005-02-21

Subject: Redução dos stocks ameaça sobrevivência de espécies de peixe

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, em colaboração com o site educativo À Descoberta da Vida,              para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Redução dos stocks ameaça sobrevivência de espécies de peixe

 

  Questões ou comentários para: biologia@sapo.pt

Dê os sites Born to be Wild/À Descoberta da Vida a conhecer a um amigo!!

A redução do tamanho dos peixes capturados, devido à sobre-exploração dos stocks pesqueiros, tem graves consequências para a recuperação dos stocks em dificuldades, alertam os cientistas.

A pesca conduz a selecção natural no sentido do menor peixe, do que cresce mais lentamente e do que apresente um potencial reprodutor reduzido. Estas alterações são genéticas, logo muito difíceis de reverter, impedindo a renovação dos efectivos populacionais cada vez mais reduzidos.

Os detalhes desta investigação foram apresentados e discutidos este sábado numa importante conferência que decorreu em Washington DC.

"A maioria da industria pesqueira está em colapso e muitos stocks estão à beira da perda irreversível", disse Jeremy Jackson, do Scripps Institution of Oceanography da Califórnia. 

"Estão a ocorrer alterações evolutivas importantíssimas no que resta das populações de peixe. Os peixes grandes e com elevado potencial reprodutivo estão a ser substituídos por peixes pequenos e com baixo potencial reprodutivo", disse ele no encontro anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS).

David Conover, da Universidade de Stony Brook em Nova York encontrou uma alteração dupla na produtividade dos arenques do Atlântico em apenas quatro gerações de peixes.

"Capturando selectivamente os peixes maiores, acabamos por alterar toda a biologia, não apenas as taxas de crescimento mas também o tamanho do ovo, fecundidade e comportamento de alimentação", diz ele. "O mais assustador é que quando parámos a captura selectiva com base no tamanho, a biologia dos animais não regressou ao que era, a alteração foi permanente."

Investigações como a de Conover e de outros grupos na Noruega, Canadá e Áustria também encontraram declínios do potencial reprodutivo das populações de peixe.

 

O trabalho de Steven Berkeley, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, mostra que as fêmeas mais velhas e portanto maiores do peixe pedra do Pacífico produzem exponencialmente mais ovos que as mais jovens e mais pequenas, para além do facto de os seus alevins terem uma probabilidade de sobrevivência superior.

"O que é necessário é fornecer algum refúgio da pesca às populações, para que os genes que codificam para peixes maiores e de crescimento mais acelerado tenham algum santuário", diz Berkeley.

Andy Rosenberg, da Universidade de New Hampshire, considera que a maneira como os stocks de peixe estão a ser geridos actualmente está a prolongar o período para a sua recuperação.

"Quanto mais tempo ignorarmos estes processos em baixa escala, mais tempo irá demorar a recuperação. Esta não é uma simples relação linear, podemos causar danos dramáticos num período de tempo extremamente curto, muito menos do que levará a recuperar deles", diz ele.

O bacalhau ao largo da costa de Newfoundland, em tempos uma das maiores populações de peixe do mundo, sofreu uma redução de 99% desde os anos 60 do século passado.

A investigação mostra que alterações no tamanho e idade quando atingem a maturidade causadas por 30 a 50 anos de pesca reduziram a probabilidade de recuperação destes stocks de bacalhau em 25-30%.

 

 

Saber mais:

Guia do consumo responsável de peixe

Scripps Institution of Oceanography

American Association for the Advancement of Science

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ Born to be Wild & À Descoberta da Vida, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com