2005-02-20

Subject: Gases de efeito de estufa aquecem os oceanos

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, em colaboração com o site educativo À Descoberta da Vida,              para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Gases de efeito de estufa aquecem os oceanos

 

  Questões ou comentários para: biologia@sapo.pt

Dê os sites Born to be Wild/À Descoberta da Vida a conhecer a um amigo!!

Os cientistas afirmam que descobriram provas decisivas de que o aquecimento dos oceanos registado ao longo dos últimos 40 anos pode ser associado à libertação industrial de dióxido de carbono.

Investigadores americanos compararam a subida das temperaturas dos oceanos com as predições de modelos climáticos e descobriram que a actividade humana é a causa mais provável para esta situação.

Nas próximas décadas, o aquecimento terá um impacto dramático no fornecimento regional de água, prevêem eles. O estudo detalhado foi dado a conhecer num encontro, que decorreu em Washington DC, da American Association for the Advancement of Science (AAAS).

"Estas são talvez as provas mais fortes de que o aquecimento global está a acontecer agora e demonstram que podemos simular com sucesso o seu passado e a sua provável evolução futura", diz Tim Barnett, da divisão de investigação climática da Scripps Institution of Oceanography de San Diego, California e principal autor do estudo.

"Se olharmos para estes dados e os combinarmos com uma década de resultados anteriores, o debate acerca de se existe ou não aquecimento global acaba imediatamente, pelo menos para aqueles de nós que são racionais."

A equipa introduziu diferentes cenários em simulações de computador de forma tentar reproduzir a subida observada das temperaturas dos oceanos ao longo dos últimos 40 anos.

Usaram vários cenários para tentar explicar as observações oceânicas, incluindo a variabilidade climática natural, radiação solar e emissões vulcânicas mas esses factores nunca foram suficientes para obter os resultados obtidos na realidade. "O que conseguiu obter exactamente o que se pretendia foi o efeito de estufa", diz Barnett.

 

Este modelo reproduziu as alterações de temperatura observadas nos oceanos com uma confiança estatística de 95%, prova conclusiva (dizem os investigadores) de que o aquecimento global está a ser causado pelas actividades humanas.

Os fornecimentos regionais de água serão dramaticamente afectados pelas alterações climáticas nas próximas décadas, diz a equipa. A zona oeste dos Estados Unidos já está a sentir carência de água e esta investigação sugere que a região pode enfrentar uma crise de água no prazo de 20 anos.

Nos Andes sul-americanos e na zona ocidental da China, milhões de pessoas podem encontrar-se sem água potável durante o Verão, devido ao degelo acelerado dos glaciares.

"Se a camada de neve derreter mais cedo, e se as sociedades não tiverem a capacidade de reter toda essa água, irão enfrentar severas carências de água potável no Verão", explica Barnett.

De acordo com os investigadores da Scripps, era necessária liderança política para evitar um desastre global.

"Temos esperança de conseguirmos que os Estados Unidos se virem nessa direcção, penso que a primeira coisa a fazer é identificar todos os problemas relacionados com o aquecimento global que todo mundo irá enfrentar no futuro. Se não soubermos o que vamos enfrentar vai ser muito difícil de corrigir a situação." 

 

 

Saber mais:

Scripps Institution of Oceanography

American Association for the Advancement of Science

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

@ Born to be Wild & À Descoberta da Vida, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com