2005-01-17

Subject: Rinocerontes em risco vão ser deslocados

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, em colaboração com o site educativo À Descoberta da Vida,             para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Rinocerontes em risco vão ser deslocados

 

  Questões ou comentários para: biologia@sapo.pt

Dê os sites Born to be Wild/À Descoberta da Vida a conhecer a um amigo!!

 

Alguns dos últimos rinocerontes brancos do norte ainda vivos vão ser deslocados do seu lar na África central devido ao receio que os caçadores furtivos os dizimem totalmente.

Cinco dos animais vão ser enviados de avião da República Democrática do Congo para o Quénia durante o próximo mês, pois estima-se que restem menos de 10 na natureza.

Um porta-voz do Parque Nacional Garamba na República Democrática do Congo disse que o governo já aprovou a deslocação, depois de a caça furtiva ter da do a entender que estava a ultrapassar os esforços conservacionistas locais.

De acordo com a International Rhino Foundation, caçadores furtivos fortemente armados e a cavalo têm lançado raides ao parque nacional a partir do vizinho Sudão. Os cornos de rinoceronte atingem preços elevados em algumas culturas, principalmente no oriente, devido às suas alegadas propriedades medicinais. 

O rinoceronte branco do norte já vagueou em grande número através de toda a África a sul do Saara, mas a população tem sido virtualmente destruída desde a década de 1970, quando se pensa que tenham chegado a existir apenas 500 animais.

Os esforços conservacionistas estavam a ter algum sucesso na reconstrução da população até há pouco tempo, quando as guerras civis que grassam na zona e um aumento da caça furtiva causaram um novo declínio.

 

Nove dos rinocerontes, incluindo uma fêmea grávida e uma cria jovem, foram encontrados mortos em 2004. O declínio significa que os rinoceronte é considerado o mamífero de grande porte mais ameaçado do mundo.

Existem dez animais em jardins zoológicos da República Checa e dos Estados Unidos, mas apenas uma cria nasceu em cativeiro na última década. 

"Apesar de todos sermos contra a ideia dos rinocerontes irem para outros locais, chegámos a um ponto em que isso é necessário", explica Kes Hillman Smith, chefe do programa de vigilância do parque nacional de Garamba. "Os esforços gigantescos de conservação que estão a ser feitos não estão a funcionar suficientemente depressa, os caçadores furtivos ainda estão a ganhar e não existem rinocerontes suficiente para ultrapassar esta situação, a este ritmo."

 

 

Saber mais:

Save the rhino

Northern white rhino

Rinoceronte branco em risco eminente

Gang de caça furtiva ao rinoceronte detido

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild & À Descoberta da Vida, 2005


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com