2003-11-11

Subject: Borboletas Monarca enfrentam ameaça climática 

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do Boletim Informativo Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Borboletas Monarca enfrentam ameaça climática 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

As borboletas Monarca podem perder o seu habitat de Inverno dentro de 50 anos, devido às alterações climáticas que se têm verificado, revelam os peritos. Estas borboletas migram milhares de quilómetros, cada Outono, desde a América do norte até às florestas mexicanas, onde passam o Inverno. 

Os cientistas temem que o aumento da pluviosidade nessa zona pode tornar a floresta pouco adequada à sobrevivência das borboletas, que apenas prosperam em condições muito específicas. 

As borboletas Monarca Danaus plexippus, têm um ciclo de vida complexo. Reproduzem-se nas montanhas Rochosas nos meses de Verão, antes de partirem numa jornada épica para os seus territórios de Inverno no México central. A sua chegada coincide com as celebrações do Dia dos Mortos, pelo que existe uma crença local que diz que as borboletas representam o espírito dos seus ancestrais mortos. 

 

 

 

Estas borboletas são ecologicamente muito frágeis, pois o seu lar de Inverno restringe-se às florestas de abetos oyamel, onde se encontram em gigantescas colónias que cobrem os ramos das árvores. As temperaturas baixas e relativamente pouca humidade da zona são as ideais para as borboletas, que não toleram grandes variações: a mortalidade sobe em flecha. Em Fevereiro de 1992, por exemplo, uma única tempestade causou a morte a 82% de uma colónia. 

Investigadores das universidades de Minnesota e Kansas usaram uma técnica designada modelo do nicho ecológico para prever as alterações que o habitat de Inverno da borboleta Monarca irá sofrer nos próximos 50 anos. Descobriram que, apesar das temperaturas nas florestas de abetos oyamel não irem sofrer grandes variações, irá chover muito mais, algo que as borboletas não toleram pois aumentas a probabilidade de congelarem e morrerem. 

Estes habitats adequados estão a desaparecer rapidamente, devido à desflorestação para fins agrícolas da zona. Os cientistas estão preocupados com a possibilidade de toda a população de borboletas migradores desaparecer antes que o mistério de como mantêm a sua rota seja desvendado

 

 

Saber mais:  

Monarch Sanctuary Foundation

Monarch Watch

Journey North- Monarch Butterfly

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2003


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com