2003-11-09

Subject: Epidemia de herpes mata carpas no Japão

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do Boletim Informativo Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Epidemia de herpes mata carpas no Japão 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

O vírus de herpes que tem dizimado as carpas de aquacultura no Japão está a espalhar-se, revelaram agentes governamentais que têm tentado conter a primeira epidemia conhecida desta doença dos peixes. 

Desde Outubro que as carpas de cultura dos lagos Kasumigaura e Kitaura, no oeste do Japão têm morrido em massa, ameaçando a produção do ano. As autoridades estimam em 869 toneladas métricas de peixe morto, no valor de 1,5 milhões de euros, as perdas para os pescadores locais. Este valor, no entanto, já foi ultrapassado pois as mortes continuam. Estes valores já ultrapassam o quarto da quantidade de peixe fornecida anualmente aos retalhistas da zona. 

Nove outras prefeituras, estendendo-se tão a sul como Fukuoka e Miyazaki já foram afectadas, tendo o vírus sido encontrado em peixes mortos nessas áreas. Não é conhecido qualquer tipo de tratamento ou cura, morrendo cerca de 90% dos peixes infectados. 

Baseado-se na corrente situação, os cientistas consideram possível que a infecção tenha tido início em carpas do lago Kasumigaura. 

Apesar de não ser provável que a doença seja transmissível ao Homem ao alimentar-se das carpas infectadas, a carpa foi retirada do mercado por agora. Os peixes mortos estão a ser enterrados. 

 

 

 

Detectada pela primeira vez em Israel em 1077, o vírus tem-se espalhado às carpas de outros países, incluindo Inglaterra, Alemanha, Taiwan, Indonésia, Holanda e Estados Unidos. Pensa-se que já terá causado a morte de carpas na zona dos Grandes lagos em 2000. 

O vírus parece ser transmitido pelo contacto directo com peixes infectados ou através de lamas, redes, baldes, parasitas, plantas ou mesmo água contaminada. Ataca as guelras, causando rapidamente a morte do animal. 

Numa tentativa de conter o surto que agora decorre, o Japão já em Julho tinha imposto restrições à importação de carpas. 

A carpa, conhecida por koi em japonês, são valiosos habitantes dos lagos, parques e mesmo jardins pessoais japoneses. São também criadas e vendidas a restaurantes especializados em koi. Este surto está, no entanto, a levar a importantes quebras nas vendas no Japão. 

 

 

Saber mais:  

Koi Herpes Virus (KHV)

Piraporanga by Tanabe

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2003


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com