2003-11-07

Subject: Polvos apresentam tecido eréctil

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do Boletim Informativo Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Polvos apresentam tecido eréctil 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Investigadores revelaram esta semana que encontraram tecido eréctil nos tentáculos de um polvo macho, a primeira vez que tal tecido foi visto em invertebrados. 

A erecção é crucial para a reprodução sexuada nos machos de muitas, mas não de todas, espécies de Vertebrados mas até ao momento não se sabia até que ponto essa adaptação particular era partilhada por outros animais. 

Na maior parte dos machos de polvo, a extremidade de um dos tentáculos - lígula - é usada para passar espermatóforos, pequenos pacotes de esperma, para o corpo da fêmea, durante o acasalamento. Os investigadores descobriram a modificação extra numa espécie de polvo de águas pouco profundas Octopus bimaculatus

Os biólogos têm vindo a procurar tecido eréctil noutros moluscos, mas até agora nunca tinha sido encontrado. Os polvos, conhecidos pela sua inteligência e comportamento complexo, são animais tímidos. A observação dos seus rituais de acasalamento é, por isso, difícil. 

 

 

 

No processo de acasalamento não é invulgar a fêmea atacar e devorar o macho, e foi durante a observação de uma dessas situações que a descoberta foi feita. O macho retirou rapidamente o seu tentáculo, cuja extremidade estava inchada e distendida. 

Ao microscópio, o tecido da extremidade do tentáculo copulatório apresentava o mesmo aspecto do tecido eréctil de um mamífero, com cavidades que se enchem de sangue, mantidas por filamentos de colagénio. Nesta espécie, a lígula é do mais puro branco, sem os cromatóforos que cobrem o resto do seu corpo. Assim, a capacidade de reduzir o seu tamanho quando não está a ser utilizada pode ser uma forma de se proteger de predadores.

Ainda não conseguimos observar um macho polvo em acção, se assim se pode dizer, gracejou o chefe da equipa, se calhar precisamos de Viagra. 

Mas porque necessita um polvo de ter uma erecção? 

Talvez pela exacta razão porque os outros animais as têm. O tecido eréctil pode ser uma forma de obter um órgão copulatório grande quando em uso, mas pequeno e facilmente arrumável na maioria do tempo. Pode ser, no caso dos polvos, igualmente útil na remoção de esperma de outros machos.

 

 

Saber mais:   

Cephalopoda

The Cephalopoda Page

Journal of Zoology

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2003


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com