2004-11-17

Subject: Golfinhos identificados pelas suas curvas

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, em colaboração com o site educativo À Descoberta da Vida, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Golfinhos identificados pelas suas curvas

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê os sites Born to be Wild/À Descoberta da Vida a conhecer a um amigo!!

 

Os princípios do software de reconhecimento facial estão a ser usados para identificar baleias e golfinhos individualmente a partir de fotografias das suas barbatanas. O método promete tornar mais fácil aos investigadores e conservacionistas seguir os animais, sem a necessidade de marcadores físicos e etiquetas.

A capacidade de reconhecer cada animal de uma população é crucial para os investigadores que tentam compreender o comportamento dos mamíferos marinhos, bem como para os conservacionistas que tentam avaliar o estado das diferentes espécies na natureza. Ser capaz de reconhecer que baleia se desloca para onde, por exemplo, torna possível o entendimento dos padrões de migração gerais da espécie.

"É muito importante ser capaz de identificar os mamíferos marinhos pois permite-nos contar quantos animais realmente existem e realizar uma análise populacional mais consistente", explica Luke Rendell, investigador da Universidade de St. Andrews dos padrões sociais das baleias.

No passado, os biólogos marcavam animais como as baleias com ferros em brasa ou com azoto líquido, técnicas que para além de pouco práticas eram dolorosas e capazes de alterar o seu comportamento.

Em vez de depender de marcadores físicos, Chandan Gope da Universidade do Texas em Dallas, tem estudado, com os seus colegas, fotografias. Desenvolveram software que analisa o padrão de curvas na orla das barbatanas dorsais dos golfinhos ou das barbatanas caudais de baleias e leões marinhos. As formas destes membros ou apêndices alteram-se muito pouco ao longo do tempo de vida do animal, fornecendo uma "impressão digital" fiável que pode ser vista em diferentes fotos do mesmo animal, dizem eles.

O programa de computador trabalha recolhendo pontos distintivos ao longo dessas orlas e recriando digitalmente o contorno. De seguida compara a curva obtida com uma base de dados e indica os animais que melhor lhe correspondem. 

Estudos prévios já tinham tentado usar estas curvas para reconhecer animais específicos, mas tiveram problemas ao comparar imagens tiradas de vários ângulos. O software ultrapassa este desafio através de um truque matemático que nos permite rodar um pouco a imagem, preservando a relação entre os diversos pontos, incluindo a razão de distâncias entre eles.

 

Este método melhorado de reconhecer imagens vai permitir aos biólogos marinhos identificar mais rapidamente cada animal, dizem os investigadores. Já testaram o método com uma base de dados de leões marinhos contendo 97 imagens. 

O programa reduziu o número de opções, produzindo uma pequena lista de animais, de onde o utilizador retirará, a olho, o indivíduo que melhor corresponde. Metade das vezes o utilizador identificou o animal nas primeiras sete imagens sugeridas pelo computador, relatam os investigadores no site Pattern Recognition.

De acordo com Rendell, o processo de identificação dos mamíferos marinhos fez grandes progressos desde o tempo em que os investigadores tinham que encontrar a correspondência entre um animal e um conjunto de fotografias em papel, mas acrescenta que ainda há muito espaço para melhoramento neste programa de computador. "É tudo muito laborioso", diz ele. "Tudo o que possa poupar tempo será um verdadeiro bónus."

 

 

Saber mais:

The Marine Mammal Center

University of Texas

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild & À Descoberta da Vida, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com