2004-11-04

Subject: Bush eleito para segundo mandato

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, em colaboração com o site educativo À Descoberta da Vida, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Bush eleito para segundo mandato

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

O presidente George W. Bush foi eleito para cumprir mais um mandato na Casa Branca, o que significa que a política americana de ciência, abrangendo temas tão variados como as alterações climáticas ou a investigação em células estaminais, irá permanecer inalterada nos próximos quatro anos. No entanto, a vitória republicana no Congresso pode levar a alterações importantes em legislação crucial.

Bush teve uma vitória tangencial sobre o seu opositor democrata John Kerry nas eleições de 2 de Novembro e os republicanos também ganharam o dia na Câmara dos Representantes, onde obtiveram mais dez assentos e também ganharam no Senado, apesar deste permanecer dividido.

A vitória de Bush significa que a política americana se deve manter em vários temas correntes. Sobre as alterações climáticas, Bush tinha salientado as dúvidas científicas envolvidas, enquanto Kerry tinha prometido um retorno imediato às negociações internacionais para a redução das emissões de gases de estufa.

Com a permanência da administração Bush, o país deve continuar a sua política de "esperar para ver", pedindo mais resultados científicos antes de colocar em acção políticas específicas. 

Também irá continuar o apoio à deposição de resíduos nucleares de todo o país nas montanhas de Yucca no Nevada. Kerry tinha esperado conseguir a vitória neste estado prometendo abandonar este programa, muito impopular para os locais, mas Bush ganhou por uma margem de 2%.

A proibição de financiamentos para investigação em células estaminais embrionárias também deve permanecer em vigor, mas a situação pode tornar-se complicada pois na Califórnia foi aprovada uma iniciativa, com o apoio do governador republicano Arnold Schwarzenegger (California says 'yes' to stem-cell research) para se obter $3000 milhões para investigação em células estaminais.

 

A discrepância entre regras estatais e federais pode causar grande confusão na comunidade científica, impedindo a colaboração entre estados. Muitos cientistas já expressaram receios de que muitos investigadores saiam do país ou mudem de estado.

A vitória republicana nas duas Câmaras do Congresso sugere um novo impulso para a aprovação da legislação sobre energia a nível nacional, que tem estado encalhada em vários comités nos últimos dois anos. Na sua forma actual, esta legislação apenas irá financiar com $1000 milhões novas investigações no campo da energia nuclear segura.

No entanto, quse de certeza significará a abertura do Arctic National Wildlife Refuge para a prospecção de petróleo e gás natural. A administração Bush tem tentado, também, reformular a Endangered Species Act de 1973, de forma a evitar o que considera um fardo demasiado pesado sobre os ombros dos proprietários de terras e da industria.

 

 

Saber mais:

30 anos de protecção a espécies ameaçadas

Mamíferos marinhos vítimas da guerra ao "eixo do mal"

Vivendo acima das possibilidades do planeta

Yucca Mountain

Stem cells

Nuclear weapons research

Manipulation of science

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild & À Descoberta da Vida, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com