2003-11-04

Subject: Conservacionistas vietnamitas tentam salvar tartaruga lendária

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do Boletim Informativo Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Conservacionistas vietnamitas tentam salvar tartaruga lendária 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

 

Era uma vez uma tartaruga dourada mágica, que vivia no lago encantado de Hanói. Este animal era tão poderoso que desarmou um rei guerreiro retirando-lhe a sua espada divina e regressou às profundezas onde vive, há mais de 6 séculos. 

Este conto de fadas é um favorito de vietnamitas jovens e velhos que vivem na capital Hanói, mas os contadores de histórias talvez tenham que re-escrever a fábula com um final triste muito em breve. A razão para esse facto é que, na vida real, a última tartaruga gigante de concha mole do lago de Hoan Kiem deverá morrer sozinha, e, na opinião de alguns biólogos, extinguir a espécie nessa ocasião. 

A tímida criatura, do tamanho de uma secretária, sobe à superfície lodosa do lago para respirar, mas poucos se podem gabar de a ter visto. De certeza, ninguém pode afirmar que idade terá. Biólogos consideram-na a espécie mais ameaçada de extinção, dentro do grupo das tartarugas de água doce. 

Em Novembro, investigadores da universidade nacional de Hanói e da  Wildlife Conservation Society vão proceder a buscas nos lagos da província de Thanh Hoa, onde houve relatos de outras tartarugas gigantes, mas que nunca foram devidamente confirmados. A espécie é de grande importância para o Vietname, tanto biológica como culturalmente, pelo que tem prioridade máxima de conservação. 

 

 

 

 

Tal como o monstro de Loch Ness, também este animal está envolto em poesia e controvérsia. Biólogos vietnamitas que estudaram o animal consideraram-no uma nova espécie, Rafeteus leloii, segundo o nome do rei da lenda. Esta conclusão é negada por outros investigadores, que consideram a tartaruga da espécie já conhecida Rafeteus swinhoei.

A tartaruga pesa mais de 200 Kg e tem mais de 1,2 metros de comprimento na carapaça. Não é claro se se trata de uma fêmea ou de um macho, tal como a sua idade, pois poucos a viram totalmente fora da água. Alguns pensam que poderá ser tão velha como a lenda que a rodeia. 

A World Conservation Union considera a tartaruga como criticamente ameaçada, pois o animal está perigosamente perto da extinção. A sua situação precária é semelhante à de muitas outras espécies asiáticas, onde a organização considera que 74% das tartarugas de água doce estão listadas como ameaçadas, devido à busca de alimento e medicina tradicional. 

 

 

Saber mais:   

Turtle Conservation Vietnam

Turtles of the world

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2003


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com