2004-10-10

Subject: Descoberto novo tipo de grande símio

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Descoberto novo tipo de grande símio

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Gorila da montanha e criaOs cientistas acreditam ter descoberto um novo grupo de grandes símios nas selvas da República Democrática do Congo, na África central. Os animais, com características de gorila e de chimpanzé, têm sido avistados na região a norte do país.

De acordo com os habitantes locais, os primatas são ferozes, capazes de matar leões. Esta descoberta é agora anunciada na nova edição da revista New Scientist.

Se se tratar realmente de uma nova espécie de primata, pode ser uma das mais importantes descobertas sobre a fauna selvagem das últimas décadas, mostrando o quanto ainda precisamos de aprender sobre os nossos parentes mais próximos, diz-se no artigo.

Os animais são de grandes dimensões, atingindo os 2 metros de altura, o tamanho de um gorila. Tal como estes fazem a sua "cama" de folhagem no solo e não nas árvores. No entanto, vivem a centenas de quilómetros de distância de qualquer população conhecida de gorilas, e a sua dieta é mais parecida com a dos chimpanzés.

A primatologista Shelly Williams é a única cientista a ter observado estes primatas, até à data. Durante a sua visita à República Democrática do Congo há 2 anos, ela alega te-los capturado em vídeo e localizado os seus ninhos.

Ela descreve o seu encontro com os animais da seguinte forma: " apareceram quatro, repentinamente, vindos do mato em volta de mim. Se se tratasse de um ataque intimidatório simulado deveriam ter surgido aos gritos mas eles vinham silenciosamente. E eram enormes, vinham para matar. Mas surgiram directamente à minha frente e quando viram a minha cara, pararam e desapareceram."

 

A descoberta tem vindo a intrigar muitos cientistas. Existem várias possibilidades, todas controversas, para explicar a origem dos primatas misteriosos: trata-se de uma nova espécie de primata; são chimpanzés gigantes, muito maiores do que alguma vez foi registado, e que se comportam como gorilas; podem ser híbridos, o resultado do cruzamento de gorilas e chimpanzés.

Até ao momento, os investigadores têm pouco para trabalhar, mas existe um plano para voltar à República Democrática do Congo e realizar novos estudos.

Entretanto, teme-se que, a não ser que sejam tomadas medidas rapidamente para os proteger, a caça furtiva seja uma enorme ameaça para este novo grupo de primatas, antes mesmo de o mistério da sua identidade ser esclarecido.

"Esta é uma área sem rei nem roque", refere o fotógrafo suíço radicado no Quénia Karl Ammann, que alertou Williams para a existência dos grandes símios. "O governo praticamente não tem controlo sobre a caça. Se descobrirmos alguma coisa com interesse, irá atrair mais investimento e as pessoas terão mais interesse na sua preservação." 

 

 

Saber mais:

Great Apes Survival Project

ARKive

New Scientist

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com