2004-09-02

Subject: Conservacionistas temem futuro de delta na Turquia

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Conservacionistas temem futuro de delta na Turquia

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Uma importante zona húmida da Turquia, local de abrigo de milhares de aves aquáticas, pode desaparecer muito em breve, temem os conservacionistas. A pressão económica e imobiliária para construir um porto no delta de Gediz, perto da cidade de Izmir, pode estar prestes a obter resultados.

Doga Dernegi, o parceiro turco da BirdLife International, e a Aegean Society for the Conservation of Nature referem que o delta deveria ser, pelo contrário, declarado parque natural, o que seria benéfico para a economia da região pois protegia os postos de trabalho na pesca e na agricultura e atrairia turistas.

Os dois grupos consideram o delta uma das zonas húmidas chave da Turquia, mas a sua importância vai para além desse facto pois está classificada pela Ramsar Convention on Wetlands como importante a nível global.

As aves que frequentam o local para passar o Inverno ou procriar incluem o pelicano da Dalmácia, o ganso de peito vermelho, a cegonha negra e muitas outras espécies de aves aquáticas de menor porte. 

No Inverno, mais de 80000 aves aquáticas chegam ao delta, um dos dois únicos locais de procriação do flamingo grande na Turquia. As duas associações conservacionistas referem que o habitat dessas aves seria totalmente destruído se o porto for construído. 

Os conservacionistas já ganharam uma acção judicial contra a implementação dos planos de desenvolvimento apresentados pela autarquia de Izmir, mas consideram que o delta sofre agora uma pressão redobrada dos que tentam persuadir o governo a construir um porto internacional.

 

Assim, os conservacionistas resolveram trabalhar com o ministro do ambiente para desenvolver o seu próprio plano de gestão da zona. Consideram que manter o delta de Gediz como está não irá apenas proteger as aves e outra fauna local mas ajudar a economia local. 

A produção de sal do delta é usada em toda a Turquia e o seu potencial para o ecoturismo é considerável, o que traria grandes benefícios para Izmir.

Com o apoio do governo provincial de Izmir, estamos a desenvolver um programa de comunicação e expansão para o local, refere Burcu Meltem Arik da Doga Dernegi. Este programa inclui a criação de um dos maiores parques naturais da Europa, em alternativa ao recentemente cancelado plano de desenvolvimento para o delta sul do Gediz. 

Guven Eken, da BirdLife International, considera impossível construir um porto desta dimensão e manter as aves, pois estaria demasiado perto das suas colónias de procriação. No entanto, com a gestão adequada, poder-se-ia criar mais postos de trabalho do que o porto alguma vez forneceria, ainda acrescidos dos criados pelo ecoturismo. 

 

 

Saber mais:

BirdLife International

Doga Dernegi

Ramsar Convention on Wetlands

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com