2004-08-05

Subject: Luta pelos orangutangos kick-boxers

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Luta pelos orangutangos kick-boxers 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Orangutango proclamado campeão de kick-boxe na TailândiaO pêlo anda eriçado na Tailândia com as alegações de grupos conservacionistas de que um grupo de mais de 100 orangutangos kick-boxers de um parque de diversões de Banguecoque são vítimas de organizações de contrabando de animais selvagens a partir da vizinha Indonésia.

Agentes conservacionistas indonésios alegam que o Safari World está envolvido no maior caso de contrabando de orangutangos da Indonésia, apesar de o zoo insistir que todos os seus animais foram adquiridos através dos canais legais ou criados em cativeiro.

A Indonésia quer testes de DNA para determinar a origem dos primatas, seguidos da sua devolução. Entretanto, alguns dos orangutangos, uma espécie criticamente ameaçada, começaram a desaparecer misteriosamente. 

Com a Tailândia a querer apresentar uma imagem limpa antes da convenção da CITES (Convention on International Trade in Endangered Species), a realizar em Banguecoque em Outubro, a polícia tem ordens para investigar a situação a fundo. Até que a investigação esteja concluída, o espectáculo, em que os orangutangos são vestidos com calções de seda e luvas de boxe e encenam um combate, está cancelado.  

Os donos do Safari World também estão convocados para prestar declarações para explicar porque motivo declararam originalmente 115 orangutangos à polícia mas uma busca ao zoo apenas revelou 69, explica um porta-voz da polícia. 

 

Os orangutangos selvagens apenas podem ser encontrados actualmente nas selvas da Indonésia e da Malásia, pelo que os conservacionistas estão confiantes que os testes de DNA irão revelar se os animais nasceram no selva e localizar o local de nascimento com um rigor de alguns quilómetros quadrados.

A partir dos testes genéticos, temos uma certeza de 100% de provar que estes orangutangos não podem ter nascido no Safari World, isso é uma mentira, diz Willie Smits, chefe da Borneo Orangutan Survival Foundation, e membro da delegação oficial indonésia que visitou o parque.

Os donos do Safari World negam qualquer má conduta e insistem que os seus orangutangos são apenas o resultado de um bem sucedido programa de reprodução em cativeiro, apesar dos conservacionistas referirem que o número e idade dos primatas envolvidos torna essa alegação uma impossibilidade biológica.

Os diplomatas indonésios também vieram em defesa do que é um ícone nacional, pedindo rapidez na resolução da disputa. A partir do momento em que fique provado que provêm da Indonésia, a delegação do meu país exige que sejam imediatamente devolvidos à sua terra natal, conclui um porta-voz da embaixada indonésia em Banguecoque. 

 

 

Saber mais:

Borneo Orangutan Survival Foundation

Orangutango pode extinguir-se em 20 anos

Último refúgio do orangutango em perigo

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com