2015-09-18

Subject: Subida dramática na utilização de antibióticos

Subida dramática na utilização de antibióticos

Dificuldades em visualizar este e-mail? Consulte-o online!

Newsletter não segue Acordo Ortográfico

@ Nature/

A utilização de antibióticos está a crescer de forma sustentada em todo o mundo, conduzida principalmente pela subida na procura em países de baixos e médios recursos, de acordo com um relatório agora conhecido. O estudo revela a imagem mais clara à data de onde e como estes medicamentos são usados e a prevalência da resistência a diferentes tipos de antibiótico.

O Centro de Dinâmica, Economia e Política da Doença (CDDEP), uma organização sem fins lucrativos sedeada em Washington DC, baseou a sua análise em dados da literatura científica e sistemas de vigilância a nível nacional e regional. A organização usou estes dados para calcular e mapear a taxa de resistência a antibióticos para 12 tipos de bactérias em 39 países, bem como as tendências na utilização de antibióticos em 69 países ao longo dos últimos 10 anos ou mais.

O consumo global de antibióticos cresceu 30% entre 2000 e 2010, um crescimento conduzido essencialmente por países como a África do Sul ou a Índia, onde estes medicamentos são vendidos livremente sem receita médica e a higiene em algumas áreas não é a melhor.

Na Índia, por exemplo, o número de infecções por Klebsiella pneumoniae resistentes a uma classe de poderosos antibióticos conhecida por carbapenemas duplicou de 29% em 2008 para 57% em 2014. Pelo contrário, menos de 10% das infecções por K. pneumoniae nos Estados Unidos e na Europa são resistentes aos carbapenemas.

O relatório também revela que a utilização de antibióticos na criação de gado está em crescimento por todo o mundo, sendo o problema particularmente grave na China, que usou cerca de 15 mil toneladas de antibióticos desta forma em 2010, projectando-se uma duplicação deste consumo até 2030.

A maior parte dos países de rendimento elevado, pelo contrário, já começaram a impor regulamentações à utilização de antibióticos, que já estão a produzir resultados. Segundo o estudo, o número de infecções por Staphylococcus aureus resistente à metilcilina (MRSA), por exemplo, caiu vertiginosamente em muitas zonas, como no Reino Unido, ao longo dos últimos oito anos.

“Parece-me ser um relatório muito rigoroso e perturbador", diz Daniel Sahm, conselheiro científico principal da International Health Management Associates em Schaumburg, Illinois. Por ser tão difícil recolher dados em países em desenvolvimento, diz ele, a informação usada nesta nova análise pode contar algumas falhas, o que só apoia a necessidade de uma vigilância mais agressiva.

O relatório lista seis passos para a prevenção da resistência aos antibióticos em países que ainda não têm boas práticas. Algumas dessas medidas, como a melhoria das condições de higiene, são óbvias, enquanto as políticas para restringir a utilização de antibióticos na agricultura e nos hospitais podem ser mais difíceis ou controversas de implementar.

Mas Timothy Walsh, microbiólogo médico na Universidade de Cardiff, Reino Unido, diz que, apesar das sugestões serem muito válidas, a cooperação internacional na implementação de uma rede global de vigilância e de regulamentações é necessária para limitar o abuso dos antibióticos: “Podemos lançar sobre este problema todo o dinheiro, sentimento e boa vontade que quisermos“, diz ele "mas a não ser que passemos a ter acção e responsabilização internacional apenas continuaremos a repetir os mesmos erros.”

 

 

Saber mais:

Microrganismos urbanos saem das sombras

Aldeia amazónica remota revela-se arca do tesouro em microrganismos

Antibiótico prometedor descoberto em 'matéria negra' bacteriana

Microrganismo vaginal fornece novo antibiótico

As vantagens ocultas da vacinação

Antibióticos fluorescentes revelam infecções

 

 

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org Pinterest simbiotica.org

 

Arquivo  |  Partilhar Comentar |   Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  Subscrever | @ simbiotica.org, 2015


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com