2015-09-16

Subject: Cobertura de neve na Califórnia em mínimos de há 500 anos

Cobertura de neve na Califórnia em mínimos de há 500 anos

Dificuldades em visualizar este e-mail? Consulte-o online!

Newsletter não segue Acordo Ortográfico

A cobertura de neve de Primavera nas montanhas, crucial para o fornecimento de água à Califórnia, atingiu o nível mais baixo em 500 anos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Climate Change.

Os investigadores combinaram medições de anéis de crescimento de árvores de dois estudos anteriores para reconstruir o coberto de neve de Primavera nas montanhas da Serra Nevada até 1500. Os dados históricos sugerem que a leitura deste ano é um evento extremo, sem qualquer comparação nos últimos 500 anos.

“Esta é uma contribuição muito interessante que parece encaixar muito bem nas evidências emergentes de que a seca actual na Califórnia é um acontecimento excepcional”, diz Ben Cook, cientista climático no Instituto Goddard para Estudos Espaciais da NASA em Nova Iorque.

A 1 de Abril, um censo estadual oficial num local da Serra revelou que pela primeira vez em 75 anos de medições não havia neve. Os níveis de neve em toda a cordilheira, que fornecem até 30% da água à Califórnia num dado ano, estavam a níveis de 5% da média anual desde que o estado começou a realizar medições, em 1950. No mesmo dia, o governador da Califórnia emitiu uma ordem executiva que obrigava a uma redução de 25% no consumo de água potável no estado americano.

Para determinar até que ponto estas leituras do coberto de neve eram extremas, os cientistas viraram-se para as árvores, que podem servir como indicadores fiáveis das condições climáticas do passado. Valerie Trouet, perita em anéis de crescimento nas árvores na Universidade do Arizona em Tucson e autora deste último estudo, refere que os carvalhos de Douglas Quercus douglasii da Califórnia central forneciam registos particularmente bons pois “são super sensíveis à precipitação de Inverno”.

Trouet e os seus colegas usaram dados sobre anéis de crescimento de um estudo anterior de 1505 carvalhos de Douglas para reconstruir a história da queda de neve na Serra Nevada. Apesar de os carvalhos de Douglas analisados não estarem nas montanhas, estavam perto o suficiente para registar a precipitação que caiu na cordilheira. As árvores tendem a criar anéis maiores nos anos mais húmidos, do que em anos de seca.

Mas outros factores, como a temperatura, também afectam o crescimento das árvores. A equipa usou dados de um estudo diferente, que estimava as temperaturas anuais em Fevereiro e Março por todo o oeste americano com base de outro conjunto de anéis de crescimento em árvores.

Em conjunto, as reconstruções de temperatura e precipitação permitiram aos investigadores estimar a quantidade de água no coberto de neve primaveril histórico, que consideravam ser maior em anos mais frios e mais húmidos.

Quando compararam esta reconstrução com as medições do coberto de neve realizadas desde 1930, o seu modelo permitia compreender perto de dois terços das flutuações anuais observadas. “Para mim, parece-me uma reconstituição bastante robusta”, diz Peter Brown, dendrocronologista e director da Investigação de Anéis de Árvores das Montanhas Rochosas em Fort Collins, Colorado.

Compreender o coberto de neve da Serra Nevada é especialmente importante pois a cordilheira é um reservatório natural para os californianos, diz Trouet. Quando as temperaturas altas, como as sentidas no Inverno passado na Califórnia, se combinam com baixa precipitação, esse reservatório desaparece: “Sem neve, não temos acesso a água durante os Verões secos.”

 

 

Saber mais:

Climatólogos a físicos: o planeta precisa de vós!

Simulação climática duplica idade do Saara

Misteriosa cratera siberiana atribuída a metano

Frequência de fenómenos El Niño severos duplica com planeta em aquecimento

Risco de escassez de água aumenta com Terra em aquecimento

Aquecimento global motor de conflitos humanos

 

 

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org Pinterest simbiotica.org

 

Arquivo  |  Partilhar Comentar |   Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  Subscrever | @ simbiotica.org, 2015


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com